36º São Luís – 26 de outubro

Dia 26 de outubro de 2017
Hotel Luzeiros
Rua João Pereira Damasceno, 02 – Ponta do Farol
São Luís – MA


8h30 | 9h30 – CAFÉ DE BOAS VINDAS E CREDENCIAMENTO

9h30 | 10h20 – ABERTURA

Américo Tristão Bernardes | Diretor do Depto de Infra Estrutura para Inclusão Digital MCTIC
– O Programa Cidades Inteligentes e o desenvolvimento regional

10h20 | 11h50 – PAINEL 1
Banda larga e políticas públicas

PALESTRANTES

Karla Cavalcanti | Gerente de Universalização e Ampliação dos Acessos da Anatel
– A pauta regulatória e as demandas das pequenas prestadoras

Marcelo Romão | Diretor de banda larga substituto do MCTIC
– A política de banda larga do governo federal

Márcio Regis Manso Fraga | Secretário-Adjunto da Secretaria de Tec. da Informação e Comunicação (SEATI-MA)
Paulo Roberto de Araújo Ramos |Assessor Especial de Apoio Institucional da Secretaria de Governo (SEGOV- MA)
– A proposta do governo para a massificação da banda larga no estado

Leonardo Ferreira Carneiro | Coordenador de Operações da RNP
– As possíveis parcerias com a RNP

11h40 | 11h50 – DEBATE COM A PLATEIA

11h50 | 12h20 – COFFEE BREAK

12h20 | 13h20 – PALESTRAS TÉCNICAS

Matheus Enomoto | Systems Architect da Furukawa
– Soluções Inteligentes para Redes FTTx

Fabio Martins | Especialista em FTTx da Nextest Instrumentos e Sistemas
– Melhores práticas para a instalação e manutenção das Redes FTTx

13h20 | 14h50 – ALMOÇO

14h50 | 15h40 – PAINEL 2
O que é melhor: sair do Simples ou manter mais de um CNPJ?

PALESTRANTE
Alan Silva Faria | Advogado escritório Silva Vitor, Faria&Ribeiro

DEBATEDOR
Janyel Leite | Membro do Conselho Consultivo da Abrint

15h30 | 15h40 – DEBATE COM A PLATEIA

15h40 – Sorteio de cursos EaD do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações)



 

Alan Silva Faria – Consultor Jurídico. Trabalha com direito das tecnologias, telecomunicações e internet, tendo acompanhado e desenvolvido diversas teses jurídicas junto às empresas de provimento de acesso à internet e serviços de telecomunicações. Graduado em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte (FESBH), tem MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Americo-Tristao-BernardesAmérico Tristão Bernardes –Diretor do departamento de Inclusão Digital da
Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Foi chefe do centro de capacitação do INMETRO, membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais e do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). É engenheiro eletricista pela UFJF, mestre em Física pela UFRGS e doutor em Física pela USP.

 

Fabio-Martins

 

Fabio Martins – responsável da Nextest pelo atendimento dos Provedores Regionais, para toda a linha de instrumentos de teste e medição da VIAVI (JDSU agora é VIAVI). Engenheiro de Telecomunicações graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em redes FTTx.

 


Janyel de Assis Leite – Sócio da GEEKNET Provedor de Internet, desde 2001. Executa trabalho de Auditoria de Sistemas e Consultoria de Gestão de Processos de Negócios (BPM). É também membro do conselho consultivo da Abrint. Graduado em Análise de Sistemas pela UNEB, é especialista em segurança da informação.

 

 


Karla do Valle Abrahão Cavalcanti –
Gerente de Universalização e Ampliação do Acesso da Anatel, da Superintendência de Planejamento e Regulamentação da agência. Com 16 anos de experiência no setor de telecomunicações, é graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Estratégias de Marketing pela Queensland University of Technology (QUT), da Austrália.

 

Leonardo-Ferreira-CarneiroLeonardo Ferreira Carneiro – Coordenador de Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Organiza o planejamento, a contratação e a implantação de soluções de conectividade de instituições de ensino e pesquisa de nível superior em todo o Brasil ao backbone acadêmico brasileiro. É engenheiro de telecomunicações formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pós-graduado como especialista em sistemas de telecomunicações pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).


Marcelo Romão –
Diretor de Banda Larga substituto no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), onde trabalha desde 2010. Atua em políticas como o Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga (REPNBL) e as Debêntures Incentivadas. Graduado em Economia e especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Marcio Fraga – Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação SEATI/SEGOVTem experiência como Analista de Sistemas de TI, Gestão de TI e Gerenciamento de Projetos. Possui graduação em Ciência da Computação e mestrado em Ciência da Computação, ambos pela Universidade Federal do Maranhão. Cursa MBA em Gestão de TI pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação.

Matheus-Enomoto
Matheus Enomoto –
Systems Architect. Consultor de soluções de redes ópticas no departamento de Engenharia de Aplicações Broadband da Furukawa. Graduado em Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

 

 


Paulo Roberto de Araujo Ramos –
Assessor especial de Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Governo do Maranhão, atuou como chefe da Controladoria do Departamento Estadual de Trânsito, de janeiro de 2015 a abril de 2016. Graduado em Ciências Contábeis e em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão, tem especialização em Controladoria. Foi auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União no Maranhão e leciona no ensino superior.

 

Galeria de Fotos