50º Tele.Síntese São Paulo – 17 de outubro de 2017

17 de Outubro
Local: PULLMAN SÃO PAULO IBIRAPUERA
Rua Joinville, 515 – Ibirapuera
São Paulo – SP

Internet das Coisas – como conquistar espaço nessa nova onda.

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) vai comandar os movimentos do mercado nos próximos anos. As previsões falam em números astronômicos de objetos conectados e cifras bilionárias de recursos a serem movimentados. Não por outro motivo que é cada vez maior o número de empresas interessadas em participar de seu ecossistema. Atentas para não perderem o protagonismo dessa nova onda, as operadoras de telecomunicações se preparam para subir na escala de valor e ir muito além da conexão.

Para criar um mercado relevante de IoT há uma série de desafios a serem vencidos, tanto do ponto de vista regulatório como do desenvolvimento de política industrial, de financiamento e de criação de um sólido ecossistema. Feito o diagnóstico do cenário pela equipe contratada pelo BNDES, quais os próximos passos? Como vencer os gargalos? Como explorar os mercados definidos como prioritários: cidades inteligentes, indústria, saúde e agronegócio? O que as operadoras precisam fazer para assumirem o protagonismo na IoT?


 

8h30 | 9h30 – Credenciamento

9h30 | 10h20 – Abertura
Internet das Coisas – o que queremos

Ricardo Rivera | Chefe de Departamento para financiamento das Indústrias de TIC do BNDES

Thales Marçal Vieira Netto | Coordenador Geral de Acompanhamento da Inovação Digital e Coordenador de IoT do MCTIC

10h10 | 10h20 – Debate com a plateia

10h20 | 10h50 – Palestra
Os resultados do estudo do BNDES. Os próximos passos

Vinicius Garcia de Oliveira | Coordenador do Estudo em IoT no CPqD

10h50 | 11:10 Coffee Break

11h10 | 13h10 – Primeiro Painel
 Como as operadoras vão subir na cadeia de valor?

Debora Bortolasi| Diretora de Produtos e Inovação B2B da Telefônica Brasil
Eduardo Polidoro | Diretor de IoT e M2M da Embratel
Harding Leite | Chefe da unidade Startup de IoT e Analytics da  TIM Brasil
Luiz Carlos Faray | Diretor de Soluções de TI B2B da Oi

13h | 13h10 – Debate com a plateia

13h10 | 14h30 – Almoço

14h30 | 15h20 – Segundo Painel
Soluções para Cidades Inteligentes

1 – Uso de Fiber Mesh para controle de iluminação, semáforos e outras aplicações
Daniel Blanco | Especialista em Smart Cities da Furukawa

2 – Solução de Segurança Pública em São José dos Campos- SP
Alberto Rodrigues | Diretor de Internet das Coisas (IoT) da Ericsson no Brasil

15h10 | 15h20 – Debate com a plateia

15h20 | 16h30 – Terceiro Painel
Soluções para Saúde e Agronegócio

1 – Tecnologias para Agricultura de Precisão
Wilson Cardoso | Diretor de Tecnologia da Nokia para a América Latina

2 – Iot no Processo de Transformação Digital da Saúde
Ricardo Santoro | CIO do Hospital Albert Einstein

3 – Solução da Hi technologies para a área de Análises Clinicas
Marcus Figueredo |CEO e fundador da Hi Technologies

16h20 | 16h30 – Debate com a plateia




 

 


Alberto Rodrigues –
Diretor de Internet das Coisas (IoT) da Ericsson do Brasil. Executivo Sênior, está no mercado de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC) há 20 anos, sendo os últimos 17 na Ericsson. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui MBA em Gestão de TI pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

 

Daniel-Blanco


Daniel Blanco –
Chefe de Departamento na área de vendas de Smart Solution na Furukawa. Foi engenheiro de desenvolvimento de equipamentos de telecom na Siemens e gerente de projetos regionais na Huawei. É especialista em equipamentos e rede de telecom e em projetos de SmartCity e SmartGrid.Engenheiro de Telecomunicações, pós graduado no MBA da FGV em Gestão Estratégica de Empresas.

 


Débora Herédia Ignácio Bortolasi –
Diretora de Produtos e Inovação B2B no grupo Telefônica. Com 20 anos de experiência na área de telecomunicações e TI, foi diretora de empresas do setor como UOL DIVEO, TIM e Ericsson. Graduada em Engenharia Elétrica pela PUC, tem especialização em Redes de Computadores pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

 


Eduardo Polidoro –
Diretor de IoT e M2M da Embratel. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, marketing e gestão de produtos. É formado em Engenharia de Telecomunicações no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e é Cientista de Dados pelo Data Science Academy.

 


Harding Leite – Gerente Executivo da TIM Brasil, responsável pela ‘startup incubada’ de M2M & IoT, em São Paulo. Executivo de tecnologia com 40 anos de experiência, dos quais, 10 nos Estados Unidos. Empreendedor, fundou diversas startups, inclusive no Silicon Valley. Trabalhou na gestão de equipes e projetos e no desenvolvimento de produtos em empresas como NOKIA, Oi, TIVIT, ATENTO, TELEPERFORMANCE. Pós-graduado pelo Inatel com MBA da COPPEAD.

 


Luiz Carlos Faray – Diretor de Negócios de TI da Oi, responsável pela estratégia de soluções de TI no segmento B2B. Possui mais de 20 anos de experiência no mercado de ICT. É engenheiro eletrônico formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com MBA em Marketing de Serviços pela ESPM, mestre em Telecomunicações pela Unicamp e doutorando em Administração com foco em Internet das Coisas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 


Marcus Figueredo
– CEO e fundador da Hi Technologies. Trabalha com telemedicina há 15 anos. Engenheiro da computação e PhD em Inteligência Artificial.

 

 

 

Vinicius-Garcia-de-OliveiraVinícius Garcia de Oliveira – Líder de tecnologia do estudo nacional em IoT coordenado pelo BNDES e MCTIC. No CPqD coordenou diversos projetos de P&D na área de redes de telecomunicações. Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA executivo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC).


Ricardo Rivera
 – Chefe de Departamento para financiamento das Indústrias de TIC do BNDES, onde ingressou em 2003. Atualmente, coordena o estudo “IoT: Um Plano de Ação para o Brasil”. Liderou os planos Inova Energia e Inova Telecom e foi assessor da presidência para TICs .Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD.

 


Ricardo Santoro – Diretor executivo de TI no Hospital Israelita Albert Einstein. Desde 1990 mercado de TI, foi diretor nas empresas Claro, Telefônica, BCP e Bull onde trabalhou nos laboratórios de desenvolvimento de produtos da companhia na França. Graduado em matemática, com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 


Thales Marçal Vieira Netto – Coordenador geral de Acompanhamento da Inovação Digital e Coordenador de IoT do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. É economista do ministério das comunicações desde 2010. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo, tem pós graduação em Políticas Públicas

 


Wilson Cardoso – Diretor de tecnologia da Nokia para a América Latina. Com 32 anos de experiência em Telecomunicações, trabalhou no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Singapura e Colômbia. Formado em Engenharia pela USP, tem mestrado pela Universidade de Tecnologia de Darmstadt  na Alemanha e Doutorado pela MIT.

 

 

Galeria de Fotos

Salvar

Salvar