56º Encontro Tele.Síntese Brasília – 2019

9 de Abril de 2019
Brasília Palace Hotel / Plaza Brasília
SHTN – Trecho 01 – Conjunto 01

O espaço das TICs na macroeconomia brasileira

Este Encontro Tele.Síntese pretende ser um espaço de debate e relacionamento entre o setor de Tecnologia da Inovação e Comunicações – o que inclui as operadoras de telecomunicações e as entidades representativas de TI – e os diferentes agentes do novo governo.

O Encontro se propõe a analisar o espaço das TICs frente a atual conjuntura macroeconômica. Para isso, vai reunir economistas e dirigentes dos Ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; de operadoras de telecomunicações; da Anatel; e de entidades do setor de TI.

Os painéis estão organizados para que haja uma aprofundada troca de informações sobre o cenário macroeconômico brasileiro e sobre o setor de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. Haverá também um coquetel para ampliar o networking entre os palestrantes e a plateia, formada pelos novos representantes e reguladores setoriais.

 

Inscrição até o dia 5 de Abril
Valor da inscrição: R$ 1.816,50
Desconto de 30% (R$ 1.271,55) até o dia 01/04


14h | 15h – Credenciamento e Café de Boas Vindas

15h | 15h45 – Abertura | O cenário macroeconômico e as TICs
* Caio Megale |Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia

15h45 | 17h – A pauta setorial, com a palavra as entidades do setor
*Moderador: Daniel Wada | Sócio Diretor da Advisia OC&C Strategy Consultants

Painelistas:
*Edgar Serrano | Presidente da Contic
*Kelly Caporalli | Assessora para a Área de Telecomunicações, Automação Industrial e DMC
*João Moura | Presidente da TelComp
*Sergio  Sgobbi | Diretor de Relações Institucionais da Brasscom

17h | 17h15 – Intervalo para o Café

17h15 | 18h30 – O cenário setorial, com a palavra as operadoras de telecom
*Mediadora: Miriam Aquino | Jornalista

Painelistas:
*Ricardo Hobbs | VP de Estratégia e Transformação da Telefônica Brasil
*Rodrigo Duclos | CDO – Chief Digital Officer da Claro Brasil
*Leandro Guerra | Diretor de Relações Institucionais da TIM Brasil
*Yon Moreira | CEO da Surf Telecom

18h30 | 19h – Coquetel

19h | 19h20 – Palestra
*Diogo Mac Cord de Faria | Secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura do Ministério da Economia

19h20 | 19h40 – Palestra
*Cristiano Rocha Heckert | Secretário de Gestão do Ministério da Economia

19h40 | 20h – Palestra
*Julio Semeghini | Secretário Executivo do MCTIC

20h – Coquetel

* Palestrantes Confirmados



 

Caio Megale – Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Foi secretário municipal da fazenda de São Paulo e vice-presidente da ABRASF(Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais). Foi economista do Itaú Unibanco, do Lloyds Asset Management, Máxima Asset Management e Gávea Investimentos. Economista pela USP, com mestrado na PUC-Rio, cuja dissertação venceu o Prêmio BNDES em 2005.

 

Cristiano Rocha Heckert – Secretário de Gestão do Ministério da Economia. Servidor público federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal , secretário de Logística e Tecnologia da Informação no ministério do Planejamento e professor de governança e gestão pública. Graduado , mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 


Daniel Wada – Sócio da ADVISIA OC&C Strategy Consultants. Liderou projetos relacionados a banda larga para o MCTIC, Anatel, UIT, operadoras de telecomunicações, fundos de private equity, dentre outros. Liderou projetos de telecomunicações em diversos países, em operadoras, reguladores e outros agentes do setor. Engenheiro pela UNICAMP, com MBA por Columbia Business School.

 

Diogo Mac Cord de Faria – Secretário de Desenvolvimento de Infraestrutura do Ministério da Economia. Foi sócio-líder de governo e regulação da infraestrutura da KPMG no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência na área, trabalhou em diversos governos, agências reguladoras e investidores na estruturação de projetos e no aperfeiçoamento dos cenários regulatórios de concessões de infraestrutura. Engenheiro mecânico, mestre em administração pública pela Universidade de Harvard, mestre em desenvolvimento de tecnologia pelo LACTEC e doutor em sistemas de potência pela USP.

 

Edgar Serrano – Sócio da DBC Company. É presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação – CONTIC, presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática – FENAINFO, diretor financeiro do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – SEPRORGS. Graduado em Administração de Empresas – ênfase Análise de Sistema pela PUCRS. Pós-graduado em Negócios Internacionais pela Unisinos e em Gestão empresarial pela FGV.

 

Humberto Barbato – Presidente executivo da ABINEE e Presidente do CONSIN, membro dos conselhos temáticos de Relações Internacionais e Assuntos Legislativos da CNI , vice-presidente da FIESP. Ex-presidente da ALAINEE – Associação Latinoamericana da Indústria Elétrica e Eletrônica. Graduado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e MBA em Administração de Pequenas e Médias Empresas no Ministério da Indústria e Energia do Governo da Espanha.

 

João Moura – Presidente Executivo da TelComp, associação que reúne mais 70 operadoras de telecomunicações de todos os perfis. Foi sócio da Coopers & Lybrand (hoje PwC) especializado em estratégia e finanças corporativas. Liderou vários projetos de consultoria para telecomunicações, no Brasil e na América Latina, assessorando governos e investidores globais. Foi diretor-executivo da BCP Telecomunicações, CFO de empresas industriais e professor de finanças na USP. É economista com MBA pela COPPEAD Rio de Janeiro e cursos de extensão em Wharton, Stanford e no MIT.

 

Julio Semeghini – Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Iniciou sua carreira pública em 1995, quando dirigiu a Prodesp, empresa de TICs de São Paulo, no governo Mario Covas. Foi deputado federal por quatro legislaturas (1999-2014), tendo se destacado pela sua atuação na área de ciência, tecnologia, informática e comunicações, origem de sua formação profissional. Engenheiro Eletrônico pela FEI, trabalhou na indústria de informática e liderou entidades na área de software. No governo de São Paulo, foi secretário de Gestão Pública, de Planejamento e sub-secretário de Tecnologia, na gestão Alckmim. Na Prefeitura de São Paulo, gestão Dória, foi secretário de Governo.


Leandro Guerra
– Diretor de Relações Institucionais da TIM. É vice-presidente do Projeto 5G Brasil como representante das operadoras de telefonia celular. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Direito pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), possui MBA em Administração pela COPPEAD / UFRJ.

 

 


Ricardo Hobbs – Vice-Presidente de Estratégia e Transformação da Telefonica. Desde 2013 na empresa, diretor de Planejamento Estratégico e de Marketing e Produtos B2B. Na Oliver Wyman, trabalhou na América Latina e, na Booz Company, em São Paulo e Madri. Formado em Administração pela FGV, possui MBA pela London Business School.

 

 


Rodrigo Modesto Duclos
– CDO da Claro Brasil, empresa que reúne as marcas da Claro, NET e Embratel que faz parte do Grupo América Móvil. É responsável pelos resultados de e-commerce, e-care, e uso de serviços online, além da estratégia digital da empresa. Trabalhou na Promon e em multinacionais de tecnologia. Graduado em Engenharia Elétrica, possui MBA pela UFRGS.

 

Sergio Sgobbi – Diretor de Relações Institucionais na Brasscom. Foi Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Araraquara onde coordenou programas de capacitação profissional para os setores aeronáutico (Embraer) tecnologia da informação, sendo responsável pelo primeiro PLANSEQ – Programa Setorial de Qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego. Consultor em gestão empresarial para micro e pequenas empresas para o SEBRAE/SP e facilitador de cursos nas áreas de RH e Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Ciências Sociais pela Unesp e Administração pela Uniara.

 


Yon Moreira –
CEO da Surf Telecom. Foi engenheiro mecânico de Itaipu projetos de CAE CAD CAM, gerente de Marketing da Siemens, diretor geral da Nortel Multimidia, diretor de Marketing e Vendas da Lucent, diretor geral da Telesp, presidente fundador da Telefonica Empresas, VP da Brasil Telecom, presidente da Globenet, diretor geral da Sicap/Swisscom, presidente da Movicel e chairman da Angola Cables. Engenheiro mecânico pela Universidade Paulista, possui MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

 

 

Galeria de Fotos