56º Encontro Tele.Síntese Brasília – 2019

9 de Abril de 2019
Plaza Brasília

SHTN – Trecho 01 – Conjunto 01

O espaço das TICs na macroeconomia brasileira

Este Encontro Tele.Síntese pretende ser um espaço de debate e relacionamento entre o setor de Tecnologia da Inovação e Comunicações – o que inclui as operadoras de telecomunicações e as entidades representativas de TI – e os diferentes agentes do novo governo.

O Encontro se propõe a analisar o espaço das TICs frente a atual conjuntura macroeconômica. Para isso, vai reunir economistas e dirigentes dos Ministérios da Economia e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; de operadoras de telecomunicações; da Anatel; e de entidades do setor de TI.

Os painéis estão organizados para que haja uma aprofundada troca de informações sobre o cenário macroeconômico brasileiro e sobre o setor de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação. Haverá também um jantar, para aprofundar o networking entre os palestrantes e a plateia, formada pelos novos representantes e reguladores setoriais.

 

Inscrição até o dia 5 de Abril
Valor da inscrição: R$ 1.816,50
Desconto de 30% (R$ 1.271,55) até o dia 01/04


14h | 15h – Credenciamento e Café de Boas Vindas

15h | 15h45 – Abertura | O cenário macroeconômico e as TICs
* Caio Megale |Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia

15h45 | 17h – A pauta setorial, com a palavra as entidades do setor
*Moderador: Daniel Wada | Sócio Diretor da Advisia OC&C Strategy Consultants

Painelistas:
*Edgar Serrano | Presidente da Contic
*Humberto Barbato | Presidente da  Abinee
*João Moura | Presidente da TelComp
*Sérgio Paulo Gallindo | Presidente da Brasscom

17h | 17h15 – Intervalo para o Café

17h15 | 18h30 – O cenário setorial, com a palavra as operadoras de telecom
* Mediadora: Miriam Aquino | Jornalista

Painelistas:
Oscar Petersen | VP Jurídico Regulatório e Institucional da Claro Brasil
Camilla Tápias | VP de assuntos corporativos da Telefônica Brasil
*Yon Moreira | CEO Surf Telecom
Representante da Tim Brasil

18h45 | 19h – Coquetel

19h | 19h20 – Palestra

19h20 | 19h40 – Palestra
*Cristiano Rocha Heckert | Secretário de Gestão do Ministério da Economia

19h40 | 20h – Palestra
*Julio Semeghini | Secretário Executivo do MCTIC

20h – Jantar

* Palestrantes Confirmados



Caio Megale – Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Foi secretário municipal da fazenda de São Paulo e vice-presidente da ABRASF(Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais). Foi economista do Itaú Unibanco, do Lloyds Asset Management, Máxima Asset Management e Gávea Investimentos. Economista pela USP, com mestrado na PUC-Rio, cuja dissertação venceu o Prêmio BNDES em 2005.

 


Daniel Wada – Sócio da ADVISIA OC&C Strategy Consultants. Liderou projetos relacionados a banda larga para o MCTIC, Anatel, UIT, operadoras de telecomunicações, fundos de private equity, dentre outros. Liderou projetos de telecomunicações em diversos países, em operadoras, reguladores e outros agentes do setor. Engenheiro pela UNICAMP, com MBA por Columbia Business School.

 

Edgar Serrano – Pós-graduado em Negócios Internacionais pela Unisinos, Pós-graduado em Gestão empresarial pela FGV e Graduado em Administração de Empresas – ênfase Análise de Sistema pela PUCRS. É sócio fundador da DBC Company, Presidente da Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação – CONTIC, Presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática – FENAINFO, Ex-Presidente e atual Diretor Financeiro do Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – SEPRORGS.

 

Humberto Barbato – Presidente executivo da ABINEE e Presidente do CONSIN, membro dos conselhos temáticos de Relações Internacionais e Assuntos Legislativos da CNI , vice-presidente da FIESP. Ex-presidente da ALAINEE – Associação Latinoamericana da Indústria Elétrica e Eletrônica. Graduado em Administração de Empresas com especialização em Comércio Exterior pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e MBA em Administração de Pequenas e Médias Empresas no Ministério da Indústria e Energia do Governo da Espanha.

 

João Moura – Presidente Executivo da TelComp, associação que reúne mais 70 operadoras de telecomunicações de todos os perfis. Foi sócio da Coopers & Lybrand (hoje PwC) especializado em estratégia e finanças corporativas. Liderou vários projetos de consultoria para telecomunicações, no Brasil e na América Latina, assessorando governos e investidores globais. Foi diretor-executivo da BCP Telecomunicações, CFO de empresas industriais e professor de finanças na USP. É economista com MBA pela COPPEAD Rio de Janeiro e cursos de extensão em Wharton, Stanford e no MIT.

 

Sergio Paulo Gallindo – Presidente da Brasscom, Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, desde 2014, é Advogado e Engenheiro; Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre (M.Sc.) em Ciência da Computação pela University of Texas at Austin, EUA, com apoio do Fulbright International Fellowship Program; Bacharel em Direito pela USP, Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco; e Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Conselhão) da Presidência da República; membro Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização – Brasil Eficiente; membro do CONIC, Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP; membro do Conselho Consultivo da BETT Educar; e associado ao Harvard Angels, Chapter Brazil. Foi Diretor Presidente da BT (British Telecom) no Brasil de 2009 a 2014, após posições de direção para América Latina; membro do Conselho de Administração da Brasscom no biênio 2012-2014; Vice-Presidente da Nortel no Brasil e Diretor Executivo de Negócios Corporativos da GVT (atual Telefonica/Vivo). Atua em tecnologia desde 1980, em áreas técnicas e de negócios. No direito, tem foco em Direito Econômico da Inovação Tecnológica, Direito Tributário, Law & Economics, Direito Comercial e M&A