57º Encontro Tele.Síntese Brasília – 25/06/2019

25 de Junho de 2019
Grand Mercure Brasília Eixo Monumental
SHN Quadra 5 – Bloco G – Asa Norte
Brasília – DF

 

TICS E GOVERNO DIGITAL
As Modelagens Federativas e a expansão das redes de telecom

Os governos federal e estaduais estão implementando diferenciadas estratégias para avançar na digitalização dos serviços aos cidadãos. São experiências com distintas abordagens, que passam por parcerias público-privadas para conectividade, contratação por serviços e pilotos de cidades inteligentes. Este 57 Encontro Tele.Síntese propõe o debate, com os autores, de algumas estratégias adotadas pelos governos, que envolvem a ampliação da conectividade para a máquina pública.

O Encontro Tele.Síntese irá tratar também do convênio Confaz, que concede incentivos diferenciados para os pequenos provedores, e se essa diferenciação está trazendo os benefícios esperados para o mercado e para o estado ou se está desbalanceando a competição de maneira a afetar investimentos.

Irá debater ainda a rede de telecomunicações e sua dependência frente aos entes municipais e demais segmentos econômicos – como concessionárias de rodovias e de energia elétrica- e as medidas que podem ser adotadas pelo governo federal para desatar este “nó”. A Medida Provisória da Liberdade Econômica aborda o “Direito Positivo”, mas essa medida por si só não bastará para atender a urgência da 5G, que se avizinha. A nova tecnologia precisará de redes fixas cada vez mais robustas, que devem ter assegurados direitos de passagens.

Irá ainda fazer uma avaliação sobre o papel da Telebras, e de seu backbone de banda larga. A estatal deve ter diferenciação na contratação com entes do Governo Federal? O seu backbone deve ser privatizado?

Inscrição até o dia 14 de junho
Valor da inscrição: R$ 1.816,50
Desconto de 30% (R$ 1.271,55) até o dia 07/06


8h30 | 9h30 – Café de Boas Vindas e Credenciamento

9h30 | 11h10 – Painel 1
A Infraestrutura de Telecom – O Direito Positivo e o Direito de Passagem

Moderadora: Claudia Viegas |Diretora de Regulação Econômica e Políticas Públicas da LCA Consultores

Carlos Duprat | Diretor Executivo do SindiTelebrasil
Enylson Camolesi | Diretor executivo de Relações Institucionais da Telefonica-Vivo
– A realidade das operadoras
Gabriel Fiuza | Subsecretário de Regulação e Mercado do Ministério da Economia
– Direito de Passagem, como conciliar os diferentes interesses
Sidney Simonaggio | Diretor de Regulação e Mercado da Enel
– A infraestrutura compartilhada. Uma outra visão

11h10 | 11h20 Intervalo para Café

11h20 | 12h30 Painel 2
Assimetrias de competição existentes no mercado: Visões de diferentes stakeholders
Basilio Peres | Presidente da Abrint
Hélcio Vieira Junior | Diretor Comercial da Telebras
Silvia Melchior | Sócia da Melchior, Micheletti e Amendoeira Advogados

12h30 | 13h30 – Almoço

13h30 | 15h15 – Painel 3
Financiamento da rede de telecomunicações: as alternativas possíveis
Artur Coimbra | Diretor do departamento de Banda Larga do MCTIC
Carlos Azen |Gerente do Depto de Telecom TI e Economia Criativa do BNDES
Fabio Andrade | VP de Relações Institucionais do Grupo Claro Brasil
Leonardo Tostes | Assessor do Conselheiro Anibal Diniz da Anatel
Marina Pita | Gerente de Projetos do Intervozes
Marcelo Mejias | Diretor de Políticas Públicas da TIM Brasil

15h15 | 16h45 – Painel 4
As iniciativas Estaduais de Expansão das redes de telecom

André Sampaio Costa Silva | Gerente de Projetos da PBH Ativos
Mayco Murilo Pinheiro | Diretor Presidente da Empresa Maranhense de RH e Negócios Públicos – EMARHP – PPP para conectividade
Walter Pinheiro | Secretário de Planejamento do Governo do Estado da BA

 



 


André Sampaio Costa Silva –
Gerente de Projetos da PBH Ativos S.A. Foi Gerente Financeiro na Fundação Ezequiel Dias e analista de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo/MG. Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e técnico em Formação Gerencial pelo Sebrae MG.

 

Artur-Coimbra


Artur Coimbra –
Diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Comunicações no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Em 2010, foi assessor de inclusão digital no gabinete pessoal da Presidência da República, tendo participado do grupo que formulou o Programa Nacional de Banda Larga. Graduado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

 


Basílio Perez – Presidente da Abrint. Diretor de Operações da BCMG Internet, provedora de acesso à internet com licenças de SCM e STFC. Fundou o provedor de acesso em 1995. Há muitos anos defende os interesses dos provedores, tendo se especializado nas questões regulatórias. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Santa Cecília, pós graduado em Gestão Estratégica pela USP.

 


Carlos Azen – Gerente do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES. Ainda no BNDES atuou como Assessor da Presidência na elaboração de políticas para desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil e na área de Capital Empreendedor.Trabalhou durante 10 anos no setor de telecomunicações, tendo passado por diferentes áreas e empresas no Brasil e na Europa. É formado em Engenharia de Produção e possui Pós Graduação em Administração de Empresas e Finanças.

 


Carlos Duprat – Diretor executivo do SindiTelebrasil. Trabalhou em diversas empresas do Sistema Telebrás e, na iniciativa privada, foi vice-presidente da Qualcomm do Brasil e vice-presidente da Ericsson do Brasil. Engenheiro de Telecomunicações, com mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, com cursos de especialização na London Business School e Universidade de Navarra.

 


Cláudia Viegas –
Diretora de Regulação Econômica e Políticas Públicas da LCA. Com mais de 15 anos de experiência em consultoria econômica, trabalha na defesa da concorrência e regulação econômica em diversos setores, com destaque para telecomunicação e mídia; saúde e energia. Foi secretária-adjunta da SEAE, no Ministério da Fazenda, de 2004 a 2007. Graduada em Economia pela FEA/USP, é mestre e doutora.

 


Enylson Camolesi – Diretor executivo de Relações Institucionais da Telefonica-Vivo. Há mais de 25 anos no setor de telecomunicações, passou por vários cargos, inclusive na administração pública. Engenheiro Eletrônico, com pós graduação em Economia (Unicamp) possui MBA em Sistemas de Informação (FGV).

 


Fábio Augusto Andrade –
Vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Claro Brasil (Claro, NET, Embratel). Foi diretor de Relações Institucionais da NET e diretor regional de Brasília das Organizações Rômulo Maiorana (ORM). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Relações Governamentais pela FGV.

 


Gabriel Fiuza de Bragança – Subsecretário de regulação e mercado da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) do Ministério da Economia. Foi coordenador/pesquisador do IPEA e professor de instituições como IBMEC, FGV e PUC. PhD e doutor em economia pela Victoria University of Wellington (VUW-NZ), mestre em economia pela EPGE/FGV e mestre em métodos matemáticos em finanças pelo IMPA.

 


Hélcio Vieira Junior – Diretor Comercial da Telebras . Coronel Aviador da Força Aérea Brasileira. Na Força Aérea Brasileira (FAB), foi chefe da Seção de Análise Operacional. É doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em Engenharia de Produção, com ênfase em Pesquisa Operacional, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 


Leonardo Tostes – Servidor de carreira da Anatel desde 2007. Assessor do Conselheiro Anibal Diniz em deliberações sobre temas de regulação econômica. Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduado em regulação de telecomunicações.

 

 



Marcelo Mejias –
É advogado, está no Grupo TIM desde 2008 e responde pela diretoria de Políticas Públicas, dedicando-se ao planejamento de políticas setoriais de telecomunicações.

 

 

 


Mayco Murilo Pinheiro – Diretor Presidente da Empresa Maranhense de RH e Negócios Públicos (EMARHP). Analista judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). É, também, presidente da Empresa Maranhão Parcerias (MAPA) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (IPREV/MA), além de professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduado em Direito pela UEMA, pós graduado em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes.

 


Sidney Simonaggio – Diretor de Regulação e Mercado da ENEL SP. Tem 40 anos de vivência profissional na área de energia. Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo, mestrando na Escola Politécnica de São Paulo na área de Sistema de Potência. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Porto Alegre.

 


Silvia Regina Barbuy Melchior –
Sócia do Escritório Melchior, Micheletti e Amendoeira Advogados. Possui mais de 25 anos de experiência no setor de TICs e de direito digital. É pesquisadora do CEST da Politécnica da USP e leciona em conjunto com a Georgetown University para a Escola Nacional de Administração Pública e no curso PECE-Poli da USP. É advogada pela USP-SP.

 


Walter Pinheiro – Secretário de Planejamento do Governo do Estado da BA, retornando para a pasta que esteve sob o seu comando entre os anos de 2009 e 2010. Foi Senador da República eleito em 2010 com mandato até janeiro de 2019, Secretário da Educação do Estado da Bahia entre junho de 2016 e outubro de 2018, Deputado Federal em quatro legislaturas (1997 a 2011) e Vereador em Salvador (1993 a 1996).

 

 

 

Galeria de Fotos