EVENTO ADIADO
NOVA DATA: 21 de Julho de 2020
Brasília Palace Hotel / Plaza Brasília
SHTN – Trecho 01 – Conjunto 01
Brasília – DF


CONSOLIDAÇÃO DO MERCADO E COMPARTILHAMENTO DE INFRAESTRUTURA

O ano de 2020, para o setor de telecomunicações, poderá se transformar em um marco importante, devido as importantes transformações que serão iniciadas, motivadas por razões de mercado, pelas novas normas legais e pela promessa de retomada (mesmo que tímida) da economia.

Entre essas transformações, duas que são motivadas por movimentos do passado, passam a ganhar urgência, tanto no que se refere ao debate de sua modelagem, como de seus impactos.

O debate sobre a consolidação de empresas e ativos é um desses temas. A venda no passado da Nextel e da Cemig traz para o centro este ano a venda das operações móveis da Oi, a venda da Copel e a aquisição de diferentes ISPs (operadoras regionais de banda larga fixa) por fundos de investimento ou mesmo pela expansão de alguns grupos.

Em outra frente, o desafio dos investimentos para a ampliação da rede de alta velocidade e do ingresso da 5G e mesmo a ação mais incisiva na solução das redes urbanas estimulam os diferentes modelos de compartilhamento. E são esses os temas a serem tratados no 60° Encontro Tele.Síntese.

Inscrição até o dia 13 de março
Valor da inscrição: R$ 1.894,00
Desconto de 30% (R$ 1325,80) até o dia 10/03

8h | 9h – Credenciamento e Welcome Coffee

9h | 9h30 – Abertura
*Carlos Manuel Baigorri | Conselheiro da Anatel

9h30 | 11h40 – 1° Painel: Compartilhamento de Infraestrutura. Diferentes abordagens

Moderador: *Igor Vilas Boas de Freitas

*Abraão Balbino Silva | Superintendente de Competição da Anatel
 – As ações regulatórias de estímulo ao compartilhamento: Dos dutos às frequências. Um balanço do que foi feito e do que falta fazer.

*Enylson Camolesi | Diretor de Relações Institucionais da Telefônica Brasil
– Ações para o compartilhamento dos postes e ofertas para o uso dos dutos

*Flávio Cardoso | CEO da America Tower
– O modelo da America Tower

*João Moura | Presidente da TelComp
– A experiência em São Paulo

*Monique Barros | Diretora de Regulatório da Claro Brasil
– A Claro e sua visão sobre compartilhamento de espectro

Representante da Tim Brasil
– As condições para a concorrência no setor

11h40 | 12h – Coffee Break

12h | 13h10 – 2° Painel: A consolidação das grandes operadoras de telecomunicações

Moderador: *João Rezende | ex-Presidente da Anatel

*Alexandre Cordeiro | Superintendente-Geral do CADE

*César Mattos | Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia

*Vitor Menezes | Secretário de Telecomunicações do MCTIC

13h10| 14h20 – Almoço

14h20 | 15h30 – 3° Painel: O mercado de ISPs. Parcerias e Consolidação

*Fabiano Ferreira | CEO da Vero

*Fábio Abreu | CEO da Sumicity
– A estratégia das operadoras que se consolidam

*Paulo Henrique da Silva Vitor | Sócio do Escritório Silva Vitor Faria e Ribeiro

* Painelistas confirmados


Palestrantes

Abraão Balbino e Silva | É engenheiro de Redes de Comunicação e mestre em Regulação e Gestão Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB). Titular da Superintendência de Competição, responde pela regulação econômica das prestadoras de serviços de telecomunicações, pela análise do ambiente competitivo e societário, avaliação e precificação das estruturas de custos e valoração dos serviços, além de mediar o relacionamento entre prestadorase entre estas e entes externos, em matérias afetas às telecomunicações. Cuida, ainda, da implementação de medidas pró competição do setor de telecomunicações, cujo principal instrumento é o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC). No campo internacional, representa o Brasil como vice-presidente da comissão de estudos da União Internacional de Telecomunicações (UIT) responsável por temas relacionados à política e à regulação das telecomunicações internacionais. É autor de livros e artigos acadêmicos relacionados ao setor. É servidor de carreira da Anatel desde 2007. Antes, atuou nas áreas de engenharia e marketing de empresas do setor de telecomunicações.


Alexandre Cordeiro Macedo | Atual Superintendente-Geral do Cade e Ex-Conselheiro do Cade. Possui dupla graduação em direito e em economia. É doutorando em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado em Processo Administrativo Disciplinar pela Universidade de Brasília. É Visiting Scholar e International Fellow do Global Antitrust Institute da Antonin Scalia Law School – George Mason University em Washington/DC. É auditor de carreira da Controladoria-Geral da União desde 2006, onde foi assessor e chefe de gabinete do Corregedor-Geral da União. Foi secretário- executivo do Ministério das Cidades. É professor de Direito Econômico e de Análise Econômica do Direito da Escola de Direito de Brasília/IDP. É professor convidado da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, do Ibmec e da Faculdade de Direito de Vitória – FDV.


César Mattos | Secretário de Advocacia da Concorrência , Competitividade e Produtividade no setor de Telecomunicações do Ministério da Economia. É consultor legislativo da Câmara Federal, na área de Política Econômica. Foi conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e secretário adjunto de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda. É coordenador do MBA em Regulação da Fundação Getúlio Vargas (DF), e professor convidado de Regulação Econômica do curso de mestrado em Economia do Setor Público da UNB. Economista formado na Universidade de Brasília (UNB), mestre em Economia pela PUC/ RJ e doutor em Economia pela UNB.


 


Enylson Camolesi
| Diretor Executivo de Relações Institucionais da Telefonica-Vivo, Engenheiro Eletronico, formado pela Unicamp, com Pos Graduação em Economia (Unicamp) e MBA em Sistemas de Informação (FGV). Atua há mais de 25 anos no setor de telecomunicações, tendo passado por vários cargos, inclusive na administração pública.



Fabiano Ferreira
| Diretor presidente (CEO) da Vero Internet. Executivo Sênior com cerca de 20 anos de ampla experiência na indústria de telecomunicações, com passagens em grandes empresas líderes do setor, nas quais liderou equipes de negócios e finanças, marketing e vendas. Fabiano Ferreira atuou em grandes companhias como GVT, Vivo/Telefonica e TIM Brasil. Formado em Ciências Contábeis pela FAPCCA, 2 Especializações em Finanças e Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e um AMP(Advanced Management Program) pelo IESE Business School.



Fábio Abreu
| Assumiu a posição de CEO da Sumicity em 2019, após da EB Capital se tornar acionista da empresa. Entre 2015 e 2018, foi COO da Cemig Telecom, onde redefiniu a estratégia comercial, de atendimento e implantou uma nova topologia de rede. Anteriormente, ocupou por mais de 10 anos posições executivas em áreas de operações, comercial e planejamento na Telefonica, e foi CEO de uma empresa de serviços para operadoras de telecomunicações. Fábio é formado como Engenheiro de Telecomunicações pelo Inatel, e tem um MBA pela Fundação Getúlio Vargas.



Flavio Cardoso
| SVP e CEO da American Tower do Brasil, desde 2013 conduzindo a operação no país, seu foco no desenvolvimento e crescimento da empresa vem transformando a organização. Seu planejamento e liderança está voltado principalmente para a abertura de novos modelos de negócios e na criação de uma base robusta para viabilizar a plataforma de infraestrutura para a conectividade wireless em todo o Brasil. Através de uma estratégia que incluiu mais de 7 aquisições relevantes nos últimos 5 anos, foco na seleção e retenção de talentos, gestão de alta performance, e digitalização do negócio, os resultados falam por si mesmo: Incremento de mais do que 5 vezes a receita original da empresa, abertura de novas frentes de produtos, como a operação de fibra em Minas gerais e o lançamento da rede LoRaWAN™ para IoT no Brasil, além de sua participação estratégica e influente no segmento de infraestrutura de apoio para Telecom. Sua trajetória profissional destaca-se por posições de liderança impactantes, nas maiores empresas do Setor de Telecomunicações, nomes como Ericsson, Nokia-Siemens e Motorola, em passagens como Head de Vendas na América Latina pela Nokia Siemens Networks, Vice Presidente de Novos negócios na Motorola, responsável por times nos Estados Unidos e na América Latina.Se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade da Virgínia e tem título de mestre pela mesma pela mesma instituição, seu currículo inclui também MBA em Gerência Geral pela Northwestern University, pela Kellogg School of Management.



João Moura
| Presidente Executivo da TelComp, associação que reúne mais 70 operadoras de telecomunicações de todos os perfis. Foi sócio da Coopers & Lybrand (hoje PwC) especializado em estratégia e finanças corporativas. Liderou vários projetos de consultoria para telecomunicações, no Brasil e na América Latina, assessorando governos e investidores globais. Foi diretor-executivo da BCP Telecomunicações, CFO de empresas industriais e professor de finanças na USP. É economista com MBA pela COPPEAD Rio de Janeiro e cursos de extensão em Wharton, Stanford e no MIT.



João Batista de Rezende
| Economista, ex-presidente da Anatel, Mestre em Economia pela PUC de São Paulo; Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC; integrou o Conselho de Administração do Banco do Estado de Santa Catarina e o Conselho de Administração da Transpetro Petrobrás; foi Diretor Financeiro da Fundação Paulista de Educação e Tecnologia; Presidiu a Sercomtel Telecomunicações S.A. Secretário de Fazenda de Londrina. É Sócio Diretor da Ressel Consultoria.


Paulo Henrique Da Silva Vitor | Advogado, bacharel em Direito pela Universidade FUMEC, especialista em direito das tecnologias com ênfase em tributário, tecnologia da informação e telecomunicações, pós-graduado em Direito Tributário pela Faculdade Milton Campos, consultor jurídico da ABRINT, ABRAMULTI, REDETELESUL, APRONET, ASSESPRO-MG e diversas associações e empresas atuantes no segmento de internet, telecomunicações e tecnologia da informação, atuação anterior junto ao Ministério Público de Minas Gerais, na Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária, autor de diversos trabalhos e artigos na área de direito tributário, tecnologia da informação e de telecomunicações.


 

Vitor Elísio Góes de Oliveira Menezes | Secretário de Telecomunicações do MCTIC. Foi Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel. Servidor de carreira na Anatel desde 2007, passou pela Superintendência de Serviços Privados, Assessoria Jurídica da Presidência da Anatel. Advogado, especialista em Direito Administrativo, Gestão Pública e em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações