AGROTic Café – 20 de fevereiro

AGROtic | Patrocínio | Verticais, Programa e Inscrição

Dia 20 de fevereiro de 2018
Patrocínio-MG
Rotary Club Brumado dos Pavões
Avenida General Astolfo Ferreira Mendes, 2.190

8h | 9h – Credenciamento e café de Boas Vindas

9h | 10h – Abertura
A agropecuária e o Plano Nacional de IoT
Guilherme de Paula Corrêa | Analista de Infraestrutura do MCTIC

9h50 | 10h – Debate com a Plateia

10h | 10h40 – Palestra
Agricultura de precisão na cultura do café. Conquistas e limitações: um balanço.
Francisco de Assis Pinto | Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa

10h40 | 12h10 – Painel 1
O uso das TICs na produção do café. Ganhos e desafios.
O que falta para ampliar o uso das TICs em geral na produção cafeeira? Faltam tecnologias, os preços são inadequados, há resistência cultural? A conectividade pode ser considerada uma barreira? A oferta de soluções atende às necessidades do produtor?

Fábio Moreira da Silva | Professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras
Gabriel Bartholo | Gerente Geral da Embrapa Café
Mariana Vasconcelos | CEO da Agrosmart
Mário Ferraz de Araujo | Gerente Técnico da Cooxupé

12h | 12h10 – Debate com a plateia

12h10 | 13h30 – Almoço

13h30 | 15h30 – Palestras técnicas

Eduardo Neger | Diretor e Cofundador da Neger Telecom
– Transforme seu Trator Antigo em um Trator Conectado: o gerenciamento de máquinas agrícolas como ferramenta de produtividade e redução de custos

Joeval Martins | Diretor de vendas para América Latina da Rajant Corporation
– Como as Redes WiFi podem Impulsionar as Soluções de Conectividade na Agricultura

Mariana Vasconcelos | CEO da Agrosmart
– Os benefícios da Agricultura Digital na cultura do Café: tecnologia ao alcance do produtor brasileiro

Renato Coutinho | Gerente de Tecnologia Wireless da Trópico
– Conectividade no Campo

15h30 | 15h45 – Intervalo para café

15h45 | 16h30 – Palestra Especial

Fontes de financiamento e apoio à inovação
Quais são as linhas disponíveis para apoiar a inovação no campo? E os programas de fomento e estímulo às startups? Que papel elas cumprem no desenvolvimento da agricultura digital?

Artur Milanez | Gerente Setorial do Setor de Agronegócios do BNDES
16h15 | 16h30 – Debate com a plateia




 


Artur Milanez – Gerente de pesquisa e de estudos setoriais do BNDES , é responsável pelo acompanhamento das principais tendências econômicas e tecnológicas ligadas ao setores de biocombustíveis e produção de alimentos. Tem graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e é mestre em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ).

 


Eduardo Neger – Presidente do Conselho Consultivo da Abranet. É empresário da área de tecnologia, premiado em 2014 pela Revista Exame como empreendedor que move o país no setor de telecomunicações. Graduado em Engenharia pela UNICAMP, advogado pela PUC-Campinas e pós graduado em Direito das Telecomunicações pela FGV-SP.

 

Fábio Moreira da Silva – Professor titular da Universidade Federal de Lavras. É sócio fundador do Inovação em Mecanização Agrícola Ceifa. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em máquinas e implementos agrícolas. Possui graduação em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Lavras(UFLA), mestrado em engenharia agrícola pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp) e doutorado em engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (USP).

 

Francisco de Assis de Carvalho Pinto – Professor do departamento de engenharia agrícola da Universidade Federal de Viçosa. É pesquisador na área de agricultura de precisão, processamento de imagens, automação agrícola, visão artificial, tecnologia pós-colheita, simulação de processos, projeto de máquinas agrícolas. Graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por onde também possui mestrado. É doutor pela University of Illinois.

 

Gabriel Ferreira Bartholo – Gerente Geral da Embrapa Café. Pesquisador da cultura do café, com estudos concentrados na área de melhoramento genético do cafeeiro/fitotecnia. Engenheiro agrônomo graduado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestrado em fitotecnia com concentração em melhoramento vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado em agronomia (genética e melhoramento de plantas) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

 


Guilherme de Paula Corrêa – Analista de Infraestrutura do MCTIC e desde 2014 trabalha com a elaboração de políticas públicas voltadas para o ecossistema de Internet das Coisas e com a gestão da Câmara IoT. Está no mercado de telecomunicações há 21 anos. É engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Joeval de Oliveira Martins – Professor Executivo na FGV-Campinas. Iniciou sua carreira na Motorola na área de vendas de infraestrutura para operadoras celulares da Banda B. Trabalhou na IBM, CPqD da Telebrás, Alcatel, Ericsson, Eriline Engenharia, e Harris antes da Motorola Solutions. Graduado em Matemática pela PUC-Campinas, MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, especialização em Finanças e Marketing pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia.

 


Mariana Vasconcelos –
CEO da Agrosmart. Membro do conselho da 4Lab uma OSCIP focada no desenvolvimento de IoT. Desenvolvedora de Negócios com formação na UNIFEI, ESALQ/USP, UCLA e Singularity University. É embaixadora global do Thought for Food e expert em agricultura digital.

 

 

Mário Ferraz de Araújo – Gerente do departamento de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé. Na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé desde 1987, lidera a equipe técnica da Cooxupé formada por 30 engenheiros agrônomos e 35 técnicos agrícolas, além do Núcleo de Educação Ambiental também sob a sua gerência. Desenvolveu trabalho relacionado com a cultura de mamão em Juerana, distrito do município de Caravelas, BA. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem especialização em Proteção de Plantas (ABEAS/UFV), Fertilidade do Solo (FEALQ), Gestão do Agronegócio Café (Illy/ FIA) e possui MBA em Fitossanidade pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC).


Renato Coutinho – Gerente de Tecnologia Wireless na Trópico Sistemas e Telecomunicações, responsável por desenvolvimento de produtos e soluções sem fio. Tem 23 anos de experiência em telecomunicações, nas áreas de desenvolvimento de produto, produção, implantação, operação e serviços. Engenheiro Eletrônico com MBA em Gestão Industrial pela BI-FGV/Campinas.

 

 

Galeria de Fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *