21 de março de 2018

INOVAtic – Palestrantes

INOVAtic | Patrocínio | Programa e Palestras | Palestrantes | Como Chegar | Contato Comercial | Manual do Expositor | Credenciamento de Imprensa

Dia 26 de março de 2018
Horário: 7h30 às 22h
Fábrica de Negócios
Praia Centro Hotel
Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro – Fortaleza


Amanda Lopes

Amanda Lopes

Amanda Lopes

Consultora Prinicipal de Serviços na Huawei do Brasil. Profissional de TIC, com 18 anos de experiência no setor de telecomunicações em suporte técnico de vendas, gerenciamento de produtos, desenvolvimento de novos negócios e desenvolvimento de estratégia tecnológicas. Trabalhou na Ericsson do Brasil e da África do Sul e na operadora Claro no Brasil. Graduada em Engenharia Elétrica da Universidade de Pernambuco (UFPE), possui pós graduação em Ciências de Computação e MBA Executivo pela INSPER.
André Ituassu

André Ituassu

Diretor responsável pelo Investimento, Governança e Desenvolvimento de Serviços de tecnologia da Oi. Na empresa desde 2002, foi diretor na área de Redes e Sistemas. Possui 20 anos de experiência em telecom tendo trabalhado anteriormente na NEC.

António Nunes

António Nunes

CEO da Angola Cables. Lidera o megaempreendimento que a companhia realiza neste momento em Fortaleza, contemplando um data center nível Tier III, em construção na praia do Futuro, litoral cearense, e dois cabos submarinos de fibra óptica – o Monet, em operação desde o fim de 2017 e que conecta Santos à Fortaleza e à Miami. O principal deles, o South Atlantic Cable System (SACS) está em fase final de implantação e ligará Luanda, em Angola à Fortaleza, por uma rota alternativa e inovadora, via Atlântico Sul. Tem mais de 15 anos de experiência no setor de telecomunicações. Engenheiro eletrotécnico pela Universidade Técnica de Dresden (Alemanha).

Argemiro Sousa

Argemiro Sousa

Responsável pela Diretoria de Negócios da Padtec. Trabalhou no CPqD como engenheiro de desenvolvimento de sistemas de transmissão e , também, como engenheiro de sistemas em projetos de redes envolvendo as tecnologias PDH e SDH para as operadoras do então Sistema Telebrás. Foi gerente de planejamento de redes na Lucent Technologies. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP) possui mestrado em Engenharia Elétrica e Comunicações pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

Artur Coimbra

Artur Coimbra

Diretor do Departamento de Banda Larga da Secretaria de Comunicações no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Em 2010, foi assessor de inclusão digital no gabinete pessoal da Presidência da República, tendo participado do grupo que formulou o Programa Nacional de Banda Larga. Graduado e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

Basílio Perez

Basílio Perez

Presidente da Abrint. Diretor de Operações da BCMG Internet, provedora de acesso à internet com licenças de SCM e STFC. Fundou o provedor de acesso em 1995. Há muitos anos defende os interesses dos provedores, tendo se especializado nas questões regulatórias. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Santa Cecilia, pós graduado em Gestão Estratégica pela USP.

Carlos Venicius Frees

Carlos Venicius Frees

Membro da Câmara de IoT do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), apoiando o desenvolvimento do “Plano Nacional de IoT” no Brasil. Especializado nas de áreas de Sistema e Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC. Possui mais de 20 anos de experiência, no setor elétrico brasileiro, trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e no desenvolvimento da indústria brasileira, na ABDI. Bacharel em Informática pela PUC/RS, especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela URI/RS e mestre em Administração pela UnB/DF.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foi reitor e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Engenharia Civil, também pela UFC, e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Cleiton Rocha

Cleiton Rocha

Analista de Sistemas do Instituto Atlântico. Líder da plataforma de Data Science, Cientista de Dados, Líder Técnico e Analista de Sistemas. . Com10 anos de experiência em desenvolvimento de software para diferentes tipos de projetos (WEB, Mobile, Data Science, Machine Learning, Big Data e Projetos de Pesquisa) programa em diversas linguagens, Java, Python, Scala e Ruby. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UFC).

Diônes Lima

Diônes Lima

COO. Foi gerente de Competitividade Empresarial da Sofitex. Iniciou sua carreira no setor de Telecomunicações, passando pela Telemig Celular, Contax e Oi. Trabalhou nos setores bancário e automotivo por meio das empresa FPT Powertrain como Legal Affairs, nas áreas Intellectual Property, Brand Protection e Inovação de produto da Fiat Chrysler. Possui certificações pela Universidade Salamanca (Espanha), PUC Minas e Mackenzie, com especialização em Propriedade Intelectual, Direito de empresas e Formação de Competências Empreendedoras, Economia e Gestão Empresarial. Mestrando em Inovação e Desenvolvimento de Empreendedorismo.

Diuliana Cunha

Diuliana Cunha

Gerente de Desenvolvimento de Produtos de Soluções Digitais da Embratel. Experiência de mais de 20 anos em grandes empresas de TI e telecomunicações, trabalhando em diferentes áreas de tecnologia. Participou como um dos líderes regionais para implementação da arquitetura e portfólio de cloud computing do grupo América Móvil na América Latina. Graduada em Administração de Empresas pela PUCC, com pós graduação em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp e Governança de TI pelo Instituto de Pesquisa de Tecnologia – IPT.

Guido Lemos

Guido Lemos

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba e pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID). Trabalha em pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Sistemas Multimídia, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, cinema digital, aplicações multimídia distribuídas, redes de distribuição de vídeo, performances artísticas distribuídas e acessibilidade.É bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba , mestre e doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

João Moura

João Moura

Presidente Executivo da TelComp, associação que reúne mais 70 operadoras de telecomunicações de todos os perfis. . Foi sócio da Coopers & Lybrand (hoje PwC) especializado em estratégia e finanças corporativas. Liderou vários projetos de consultoria para telecomunicações, no Brasil e na América Latina, assessorando governos e investidores globais. Foi diretor-executivo da BCP Telecomunicações, CFO de empresas industriais e professor de finanças na USP. É economista com MBA pela COPPEAD Rio de Janeiro e cursos de extensão em Wharton, Stanford e no MIT.

Jorge Bittar

Jorge Bittar

Presidente do Conselho da Mob Telecom. É consultor de PPPs. Foi presidente da Telebras, deputado federal pelo PT-RJ por quatro legislaturas e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Foi também secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro.  É engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

José Gontijo

José Gontijo

Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital (DECTI) e Secretário de Política de Informática Substituto (SEPIN) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília com especialização em Gestão Pública em Ciência e Tecnologia . É Analista em Ciência & Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações desde 2009. Trabalhou na Anatel , na Secretaria de Política de Informática e na Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC.

Mário Rachid

Mário Rachid

Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, comanda há 8 anos a estrutura da Embratel para soluções digitais. Nos últimos 2 anos foi eleito Executivo de TI do ano. É formado em Tecnologia da Informação pela Pontifícia Universidade Católica, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas, possui especialização pelo IESE Business School com o Advanced Management Program.

Maximiliano Martinhão

Maximiliano Martinhão

Maximiliano Martinhão

Secretário de Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, onde ocupou outros cargos nas áreas de informática e telecomunicações. Presidiu a Telebras por um breve período entre 2017/2018. Exerceu, antes de chegar ao Ministério, o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel. É Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde do Reino Unido. Advogado formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Milton Kaoru Kashiwakura

Milton Kaoru Kashiwakura

Milton Kaoru Kashiwakura

Diretor de Projetos do NIC.br, braço do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Na FAPESP, como coordenador técnico da rede ANSP (“Academic Network at São Paulo”) foi responsável pela instalação do primeiro ponto de troca de tráfego no Brasil, em 1998. Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, com mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP).
Paulo José Pereira de Resende

Paulo José Pereira de Resende

Paulo José Pereira de Resende

Gerente do Departamento Regional Nordeste da Finep (DRNE). Trabalha na Financiadora de Estudos e Projetos desde 2002. Graduado em Administração Industrial pelo CEFET/RJ e mestre em Políticas Públicas pela EBAPE/FGV.
Renan Hannouche

Renan Hannouche

Chief Digital Officer at HostDime Brasil. Referência em inovação e tecnologia, participa ao longo de sua carreira do processo de transformação digital de grandes grupos empresariais. A perspectiva adquirida trabalhando com empresas globais em múltiplas indústrias e geografias lhe permite analisar os desafios de negócios. Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Rodolfo Avelino

Rodolfo Avelino

Especialista em Segurança da Informação. Possui larga experiência na área de Tecnologia da Informação e Comunicação liderando projetos de Segurança da Informação e infraestrutura. É professor do curso de Engenharia da Computação do Insper e coordenador do curso de pós graduação em Cloud Computing da Faculdade Impacta, diretor da empresa de tecnologia Makrotrust e das ONGs Coletivo Digital e Actantes. Mestre em TV Digital pela Unesp e doutorando no Programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Samuel Lauretti

Samuel Lauretti

Diretor de Vendas Internacionais da Padtec. É executivo de vendas com mais de 30 anos de experiência no mercado de telecomunicações, trabalhou em empresas como NEC, Alcatel-Lucent e CelPlan., desenvolvendo negócios em redes avançadas de transmissão óptica terrestres e submarinas. Engenheiro Eletrônico formado pela USP São Carlos, com mestrado em Telecomunicações pela Unicamp e MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Susanna Marchionni

Susanna Marchionni

CEO da Planet The Smart City, grupo ítalo-britânico idealizador da Smart City Laguna, a primeira Cidade Inteligente Social do Mundo, que está sendo construída em São Gonçalo do Amarante (Ceará). Iniciou as atividades no setor imobiliário em 1996, em Turim, gerindo projetos de compra, venda, reforma e revitalizações no segmento pelas empresas italianas: Setim, Gestem, Rivarossa e Magnolia . Em 2011, passou a atuar no setor imobiliário brasileiro como Diretora Geral da SG Desenvolvimento onde realiza projetos de desenvolvimento humano e social com foco na educação. Bacharel em Economia pela Universidade de Turim, Itália.

Tiago Machado

Tiago Machado

Diretor de Relações Institucionais e Governo da Ericsson no Brasil. Foi gerente de Estratégia, responsável por Inteligência de Mercado, Parcerias e Planejamento Estratégico para a área de Redes da Ericsson na América Latina e Caribe, além de ter trabalhado também na área de Marketing. Engenheiro Elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), possui MBA pelo INSEAD, na França, e pós-graduação no campo da Internet das Coisas.

Vair Doiche

Vair Doiche

Vair Doiche

Diretor da divisão de Smart Energy & Submarine Cables na NEC Latin America S. A. Com larga experiência em sua carreira, é responsável pelos negócios em Smart Energy & Submarine Cables, liderando os projetos da NEC nestes segmentos. Formado em Engenharia Elétrica com foco em Eletrônica com especialização em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Cursa MBA em Administração do Setor Elétrico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Yanis Cardoso Stoyannis

Yanis Cardoso Stoyannis

Gerente de Consultoria e Inovação em Segurança da Informação da Embratel. Tem experiência de 29 anos em TI, sendo 23 deles, em Segurança. Na Embratel foi responsável pela reestruturação da Segurança Corporativa, tendo assumindo cargos CSO, foi gerente de Pré-Vendas de Segurança. Premiado pelo Security Leaders em 2011 e 2016 nas categorias Telecomunicações .Engenheiro com especialização em TI, Redes e Segurança da Informação.

Juarez Quadros

Juarez Quadros

Juarez Quadros

Presidente da Anatel. Iniciou sua carreira profissional no Sistema Telebras, onde ocupou diversos cargos. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação CPqD e do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico de Telecomunicações. Entre abril e dezembro de 2002, foi ministro das Comunicações. Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).