O Prêmio ARede, criado em 2006, tem como proposta dar visibilidade e valorizar iniciativas que gerem desenvolvimento do conhecimento, por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs).
Voltado a projetos de aprendizagem de ensino básico e superior, públicos e privados, o prêmio mapeia boas práticas de uso de tecnologia na educação em todo o país.
Os três primeiros colocados de cada categoria são objeto de reportagem no Anuário ARede, lançado na cerimônia de entrega do prêmio. O Anuário traz, ainda, artigos com análises de tendências educacionais no Brasil e no mundo.
Participação
O evento de premiação, realizado em São Paulo (SP), costuma reunir erca de 250 pessoas, entre representantes dos vários segmentos da área, do governo, de empresas e de organizações do terceiro setor.
Categorias
Podem se inscrever educadores, gestores de educação e estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, nas seguintes categorias:
1. MÍDIAS SOCIAIS
Projetos educacionais que envolvam produção de textos, imagens, podcasts, vídeos e outros conteúdos digitais para serem veiculados em mídias sociais como blogs, wikis, red#matrix, Diaspora, Noosfero, Facebook, Twitter, Google+, etc.
2. APLICATIVOS
Projetos educacionais que usam/desenvolvem aplicativos para dispositivos móveis e para desktop, em qualquer plataforma.
3. GAMES
Projetos educacionais que usam/desenvolvem games.
4. PROGRAMAÇÃO
Projetos de ensino de programação e robótica
5. FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Projetos que formam educadores para utilização de tecnologia digital na prática educacional
6. PLATAFORMAS EDUCACIONAIS
Desenvolvimento de soluções/produtos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e plataformas online para práticas pedagógicas e ensino a distância
7. INFRAESTRUTURA
Projetos e programas de fornecimento de equipamentos e acesso à internet para escolas
8. GESTÃO
Projetos de gestão escolar por meio de TICs
9. EAD
Projetos educacionais que utilizam o ensino a distância como modalidade predominante
Prêmio especial: REA
Destaque: start up que desenvolve produto ou serviço de tecnologia digital para aplicação em educação