46º Tele.Síntese Brasília – 06 de dezembro

ets-46-barra-topo

06 de dezembro de 2016
Mercure Brasília Líder
SHN Quadra 5, Bloco I – Asa Norte– Brasília – DF

O Novo Marco Regulatório e a Qualidade dos Serviços de Telecom

De que maneira a regulação de telecomunicações pode interferir na qualidade dos serviços de telecomunicações?  Por que há uma reivindicação do mercado para a revisão de métricas de regulamentos de qualidade? Como transformar  as normas da Anatel mais próximas da percepção do usuário ? Para os usuários, quais seriam as questões mais críticas na oferta dos serviços?


Programa

8h-9h | Café de Boas-Vindas e Credenciamento

9h-9h30 | Palestra

André Luiz Lopes dos Santos | Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor
– O sistema de defesa do Consumidor e as telecomunicações

9h30-10h | Palestra

Juarez Quadros | Presidente da  Anatel
– Avaliação sobre os pontos críticos da Regulação e dos serviços

10h-10h10 – Debate com a plateia

10h10-11h40 | Primeiro Painel
Os atuais Marcos Regulatórios sobre a Qualidade – Um balanço

Elisa Vieira Leonel | Superintendente de Relações com o Consumidor da Anatel
– Os regulamentos de qualidade atuais, um balanço

Carlos Eduardo Braz Siqueira | Gerente de Regulamentação de Negócios da TIM Brasil
– Compartilhamento de frequência e qualidade

Carlos Vasconcelos Galvão | Gerente de Qualidade Regulatória da OI
– Indicadores de impacto para o serviço móvel

Ana Luisa Azevedo de Mello | Gerente Regulatório do Grupo América Móvil no Brasil
– Os regulamentos atuais, um balanço

11h40-12h – Debate com a plateia

12h-12h15 – Coffee Break

12h15-13h30 | Segundo Painel
A qualidade dos serviços sob outros olhares

Aníbal Diniz | Conselheiro da Anatel
– O conselho de Usuários da Anatel

Paulo Sisnando Rodrigues de Araujo | Auditor Federal de Controle Externo do TCU
– Auditoria no celular

13h15-13h30 – Debate com a plateia

13h30-14h30 – Almoço

14h30-15h50 | Terceiro Painel
Avaliação dos consumidores e propostas para novas regras

Amélia Regina Alves | Ouvidora da Anatel
– Um estudo sobre a qualidade

Maria Inês Dolci | Coordenadora Institucional da Proteste
– O consumidor e os serviços de Telecom

Nilo Pasquali | Gerente regulamentação Anatel
– Revisão dos Modelos da Anatel e seus Reflexos nos debates da UIT

15h30-15h50 – Debate com a plateia

 



 

Palestrantes

dr-andre-luiz-lopes-dos-santos
André Luiz Lopes dos Santos
– Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor. Foi ouvidor da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo  chefe de gabinete da Fundação Procon/SP, assessor especial da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e vice- presidente da FEBEM/SP. Advogado e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie.

 

anibal-diniz
Anibal Diniz – Conselheiro da ANATEL desde outubro de 2015. Trabalhou no jornalismo entre 1984 e 1991. Secretário de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco (1993-1996) e Secretário de Comunicação do Governo do Acre (1999-2010), Senador (PT pelo Acre) de 2011 a 2014. Graduado em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC) com MBA em Administração.

 

 

amelia-regina-alves
Amélia Regina Alves – Ouvidora da Anatel. Trabalhou na Telebras na área de T&DE, de modelos e pesquisa de avaliação. Ainda na ANATEL, trabalhou na definição dos modelos de avaliação da satisfação do consumidor e da qualidade percebida. Graduada, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

 

carlos-eduardo-braz-siqueira
Carlos Eduardo Braz Siqueira –
Atualmente gerente de Regulamentação de Negócios da TIM Brasil. Formado em Engenharia de Telecomunicações e com mestrado em Engenharia de Produção, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o executivo atua há mais de 10 anos no setor de Telecomunicações, passando por empresas como Intelig e Claro (além da TIM) e tendo executado funções nas áreas de Rede, TI, Qualidade e Regulatório.

 


carlos-vasconcelos-galvao
Carlos Vasconcelos Galvão
– Gerente de Qualidade Regulatória, Formado em Administração pela UFRJ e Pós Graduado em Marketing de Serviços pela ESPM, o executivo atua há 15 anos no setor de Telecomunicações (Oi e TIM), com experiência na gestão de áreas de Operações, Marketing e Regulatório.

 

 

elisa-vieira-leonelElisa Vieira Leonel – Superintendente de Relações com o Consumidor da Anatel, Especialista em regulação de serviços públicos de telecomunicações na Anatel. Foi assessora para temas relacionados à inclusão digital no gabinete da Presidência da República e assessora especial e secretária-executiva substituta do Ministério das Comunicações. Graduada em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (MG), com pós-graduação em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais e mestrado em Administração pela Universidade de Brasília.

 


ana-luisa-azevedo-de-mello
Ana Luisa Azevedo de Mello –
Gerente Regulatório do Grupo América Móvil no Brasil. Formada em Economia e Direito, é especialista em telecomunicações pela Universidade de Brasília. Na Anatel foi Gerente-Geral de Controle de Tv por Assinatura, Assessora do Conselho Diretor e Gerente Operacional.  Iniciou sua carreira em telecomunicações na Telebrás, na Divisão de Tarifas e Preços.

 

 

juarez-quadros-do-nascimento
Juarez Quadros – Presidente da  Anatel. Iniciou sua carreira profissional no Sistema Telebras, onde ocupou diversos cargos. Foi presidente do Conselho Curador da Fundação CPqD e do Conselho Gestor do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico de Telecomunicações. Entre abril e dezembro de 2002, foi ministro das Comunicações. Engenheiro Eletricista graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

maria-ines-dolci
Maria Inês Dolci – Coordenadora institucional da PROTESTE, Associação de Consumidores. Graduada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo. Tem especialização e mestrado em Defesa do Consumidor. Especialista em Business Law pela Coral Gables University, USA.

 

 

nilo-pasquali
Nilo Pasquali – Gerente de Regulamentação na Superintendência de Regulamentação e Planejamento da Anatel. Especialista em Regulação na Anatel desde 2005. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação em Telecomunicações também pela UnB

 

 

paulo-sisnando-rodrigues-de-araujo
Paulo Sisnando Rodrigues de Araújo – Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, exercendo a função de Diretor na Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Aviação Civil e Comunicações. Graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB).

 

 

Galeria de Fotos