53º Encontro Tele.Síntese Brasília – 17 de Julho de 2018

17 de Julho – Brasília – DF
GRAND MERCURE  Brasília  Eixo  Monumental

SHN Quadra 5 Bloco G, – Asa Norte
Brasília – DF

Inscrição até o dia 13 de julho
Valor da inscrição: R$ 1.730,00
Desconto de 30% (R$ 1.211,00) até o dia 03/07

Tecnologias móveis terrestres, Tecnologias satelitais e o avanço da IoT no Brasil

8h | 9h – Credenciamento e Welcome Coffee

9h | 10h15 – Palestras de Abertura – Próximos passos do Programa de IoT
O MCTIC propõe que a IoT seja classificada como uma infraestrutura para serviço de valor adicionado. Essa definição aponta para quais caminhos da política pública? Terá que haver a classificação de um serviço? Quais as medidas do órgão regulador?

Thiago Camargo Lopes| Secretário de Políticas Digitais do MCTIC
Leonardo Euler de Morais | Conselheiro da  Anatel

10h | 10h15 – Debate com a plateia

10h15 | 11h50 – Painel 1 – Iot Depende da 5G? As Estratégias das Operadoras Móveis
Aplicações que demandam envio de baixa quantidade de dados podem ser feitas em redes LTE. Mas aplicações onde a latência é crítica exigem redes 5G. Como as operadoras que atuam no país estão armando seus modelos de atuação?

Carlos Botelho | Gerente da Embratel
Eduardo Takeshi | Gerente de Big Data, IoT e M2M da Telefônica
Mauro Fukuda | Diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Redes da Oi
Rafael Marquez | Diretor de Marketing do Segmento Top Clients da TIM Brasil

11h35 | 11h50 – Debate com a plateia

11h50 | 12h05 – Coffee Break

12h05 | 13h – Painel 2 – Construindo os Serviços Iot
O que é preciso para se ter um ecossistema que garanta o avanço das aplicações IoT no país?

Ricardo Rivera
| Chefe de Departamento para financiamento das Indústrias de TIC do BNDES
Julio Sirota | Gerente de Infraestrutura do IX.br

12h45 | 13h – Debate com a Plateia

13h | 14h15 – Almoço

14h15 | 15h50 – Painel 3 – As Novas Tecnologias via Satélite e sua Intersecção com a IoT
Como essas tecnologias amparam as aplicações de Internet das Coisas? A estratégia dos operadores. A visão do regulador

Eloi Stivalletti | Diretor de Marketing e Venda na  Eutelsat Brasil
Fábio Alencar | Presidente da Abrasat
George Bem | CEO & Founder da InternetSAT
Mauro Wajnberg | Diretor Geral da Telesat Brasil

15h35 | 15h50 – Debate com a Plateia

15h50 | 16h20 – Palestra de Encerramento

André Borges | Secretário de Telecomunicações do MCTIC
– O Programa Internet Para Todos

 



 

 

Andre-Borges
André Borges –
Secretário de Telecomunicações do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Especialista em Gestão de Assuntos Jurídicos, Regulatórios e Relações Institucionais em Grandes Organizações Nacionais e Internacionais, Estratégia Regulatória e Relacionamento Institucional. Advogado, formado pela PUC-SP.

 

 

Carlos Botelho | Gerente da Embratel. Possui mais de 20 anos de experiência em Gerência de Projetos e Implantação de Redes e Serviços. Atualmente gerencia a estratégia comercial da Diretoria Nacional de Governo da Embratel, tendo como principal foco serviços de TI. É formado em Engenharia de Telecomunicações e Ciências da Computação.

 

 


Eduardo Polidoro –
Diretor de Negócios de IoT da Embratel. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, marketing e gestão de produtos. Na Embratel, desenvolve projetos especiais e soluções sob medida de IoT – Internet das Coisas e M2M – Machine to Machine. É formado em Engenharia de Telecomunicações no IMT, em Administração pela UMESP e é Cientista de Dados pelo Data Science Academy.

 

Eduardo Takeshi – Gerente de Big Data, IoT e M2M da Telefônica. Possui mais de15 anos de experiência em marketing, gestão de produtos e serviços digitais. Desde 2012, é gerente sênior de Soluções de M2M e Internet das Coisas (IoT) para o mercado Brasileiro. Seu principal objetivo é desenvolver e implementar serviços inovadores e diferenciados para o portfólio B2B da Vivo. Formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

 

Eloi Stivalletti – Diretor de Marketing e Vendas na Eutelsat do Brasil. Com 21 anos de experiência no segmento de telecomunicações com ênfase em comunicações via satélite, com projetos no Brasil e no exterior. Experiência Profissional na Gilat do Brasil, Telespazio do Brasil, IMPSAT (atual CenturyLink). Formação Acadêmica em Engenheiro em Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, Pós-graduado em Marketing Executivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, Pós-graduado em Engenharia Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

 

Fabio Franco Costa de Alencar – Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Embratel Star One, empresa do grupo Claro Brasil. Com mais de 30 anos de experiência em telecomunicações via satélite, com passagem nas áreas de engenharia, gerência de projetos e vendas, trabalhou em diversas empresas do setor atuando no Brasil, Estados Unidos e América Latina. Membro do SINDISAT e presidente da ABRASAT (Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite). É engenheiro eletrônico.

 

George Bem – É CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e provedora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. Oferece serviços de projetos, implementação e gerenciamento de soluções em telecomunicações. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance.

 

Julio-Sirota-02
Julio Sirota –
Gerente de Infraestrutura do IX.br, projeto do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) implantado pelo NIC.br, que opera Pontos de Troca de Tráfego instalados em 26 localidades no Brasil. Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Leonardo-Euler-de-Morais
Leonardo Euler de Morais – Conselheiro da Anatel. Na Anatel desde 2005, trabalhou na assessoria do Conselho, foi gerente de acompanhamento Econômico da Prestação e chefe da Assessoria Técnica. Economista, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), É mestre e doutorando em Economia também pela UnB.

 


Mauro T. Fukuda
– Diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Redes da Oi. Há 30 anos no setor de telecomunicações nas áreas de tecnologia (redes e sistemas), planejamento, projetos e operação de redes, ocupou diversas posições técnicas e executivas na Telepar, Brasil Telecom e na Oi.

 

 

Mauro Wajnberg – Diretor Geral da Telesat Brasil, subsidiária da Telesat Canadá. Há mais de 25 anos trabalha na indústria de comunicações por satélite. Foi diretor de Marketing e Produtos da Star One, operadora de satélites da Embratel. Ocupou diversos cargos em relevantes empresas de telecomunicações com foco em serviços ao mercado corporativo, incluindo a implementação das primeiras redes VSAT brasileiras. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui um MBA Executivo pela FGV/RJ.

 


Rafael Marquez
– Diretor de Marketing B2B – Top Clients na TIM Brasil. Há mais de 20 anos no mercado de telecomunicações, participou do start-up da Vésper, da TIM no Brasil. Trabalhou também no Banco de Investimentos Pactual e participou do start-up do site de leilões online Lokau.com, da GP Participações. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA executivo pela COPPEAD/UFRJ.

 


Ricardo Rivera
 – Chefe de Departamento para financiamento das Indústrias de TIC do BNDES, onde ingressou em 2003. Atualmente, coordena o estudo “IoT: Um Plano de Ação para o Brasil”. Liderou os planos Inova Energia e Inova Telecom e foi assessor da presidência para TICs .Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e mestre em Administração de Empresas pelo COPPEAD.

 


Thiago Camargo Lopes –
Secretário de Políticas Digitais do MCTIC. Foi superintendente executivo de Planejamento da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás e também superintendente executivo de Inovação. Foi Secretário Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Advogado formado pela Universidade Católica de Goiás e é mestre em Administração Pública pela Columbia University, New York.

 

 

Galeria de Fotos