Pular para o conteúdo

As tecnologias digitais como aliadas da educação de qualidade

Edtechs e as Escolas Públicas

O Congresso tem como principal mote debater alternativas para o avanço da qualidade do ensino público com o apoio das ferramentas da tecnologia digital.

Sobre este evento

Conteúdo: Conectividade; letramento digital; edtechs; tecnologias na aprendizagem; atuação dos municípios e formação para o trabalho.

Público-Alvo: Diretores de escolas públicas e privadas; educadores, formuladores de políticas públicas do MEC e das secretarias estaduais e municipais. Representantes dos conselhos educacionais e de entidades de classe. Dirigentes de empresas de tecnologia da educação e de conectividade.

Palestrantes

Patrocínios

Programação

9h | 9h20 – Keynote Speaker
*Ricardo Mansano | CTO da Huawei Brasil
– “Escolas do Futuro”

9h20 | 11h – Primeiro Painel: A chave é a conectividade.
Ainda é um desafio para o Brasil promover a universalização do acesso à internet e de alta velocidade nas escolas públicas. Seja por via terrestre ou satelital, a chegada da conexão à internet muda a realidade do ensino e abre fronteiras da educação. Há programas governamentais em curso, mas os desafios são enormes — a começar pelo tamanho e geografia do País.

*Ana Úngari Dal Fabbro
| Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação
*David Penha | Diretor Substituto do dpto de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações
*Paula Martins | Presidente da EACE
*Ricardo Mansano | CTO da Huawei para o setor público

Mediador:
*Cristieni Castilhos | Ceo da MegaEdu

11h | 11h20 – Keynote Speaker
*
Lia Glaz | Diretora Presidente da Fundação Telefônica Vivo
– “Desenvolvimento de competências digitais e uso de tecnologias nas escolas na preparação do jovem para o mundo do trabalho”

11:20 | 12:30 – Segundo Painel: Letramento digital.

Não basta estar conectado à internet, é preciso saber usar a rede de modo a tirar melhor proveito dela. Isso significa saber se comunicar em diferentes situações no ambiente digital, saber buscar informações e selecionar as que forem pertinentes, avaliando a credibilidade. Neste painel, vamos debater a importância do letramento digital e o papel das escolas nessa formação que prepara também os estudantes para o mercado de trabalho.

*Larissa Santa Rosa | Especialista em Educação e Tecnologia da Cieb
*Lia Roitburd | Gerente Sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo
*Rita Junqueira de Camargo | Cocriadora e Gestora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Catalisador

Mediador:
Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese

12h30 | 13h30 – Terceiro Painel: Explosão das Edtechs: o impacto das startups para inovar na educação.

Surgem, cada dia mais, startups focadas no mercado de educação. Elas são muitas e com focos variados: do mercado corporativo aos estudantes. Esse painel reúne algumas edtechs para falar da atuação delas no mercado

*Danilo Yoneshige | CEO e Co-fundador da Layers Education
*Jaime Ribeiro |
CEO e Co-fundador da Educa
*Michel Robert Weigmann | CEO da Edusoft
*Thais Pianucci | Diretora Geral da Unidade de Negócios de Educação Básica da Alura Start (apresentação)

Mediador: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese

*Palestrantes Confirmados

9h | 9h20 – Keynote Speaker
*Flávio Rodrigues | Gerente de Responsabilidade Social da Claro
– “Como o Instituto Claro conecta educação e tecnologia para capacitar jovens para um futuro melhor”

9h20 | 10h40 – Quarto Painel: Como a adoção de tecnologia pode potencializar a aprendizagem.

A incorporação de produtos, aplicativos e ferramentas tecnológicas ao ensino pode revolucionar o aprendizado. O debate vai desde a necessidade de preparação e formação dos professores, preparação das escolas para ensino de robótica, programação, computação e competências digitais, até aferir se realmente esses mecanismos podem melhorar o desempenho dos estudantes e como contribuem para a aprendizagem.

*Cinara Moura | Gerente de Marketing de Produto do Instituto Ayrton Senna
*Flávio Rodrigues | Gerente de Responsabilidade Social da Claro
*Lucia Dellagnelo | Especialista
*Marcelo Pascios | Diretor Presidente da ASSESPRO-SP e do ITI Instituto Tecnológico Inovação

Mediador: Rafael Bucco | Editor do Tele.Síntese

10h40 | 11h40 – Quinto Painel: Desafios governamentais: o que estados e municípios têm feito para avançar com a digitalização nas escolas.

As escolas públicas têm o desafio de avançar com a digitalização, tanto passando por uma transformação interna como também incorporando novas tecnologias para os alunos. Este painel traz representantes de governos e entidades para mostrar o que a esfera pública tem feito neste sentido e discutir caminhos a serem perseguidos para incrementar o acesso à internet e à digitalização e entender como ele muda o futuro.

*Bruno Marques Correia | Superintendente de Tecnologia da Secretaria Estadual de Educação de Goiás
*
Profa. Dra. Germania Kelly Furtado Ferreira | Coordenadora da Academia Prof. Darcy Ribeiro e responsável pelas ações de tecnologia da Secretaria da Educação de Fortaleza
*
Milene Franco Pereira | Gerente Senior de Relações Governamentais da Qualcomm
*Silvana Copceski Stoinski | Líder da Política de Tecnologia no Ambiente Escolar na Secretaria de Educação de Mato Grosso

Mediador: Miriam Aquino | Diretora do Tele.Síntese

11h40 | 12h – Keynote Speaker

*Milene Franco Pereira | Gerente Senior de Relações Governamentais da Qualcomm
– 
“Conectividade Além do Ambiente Escolar”

 *Palestrantes Confirmados

Sim, solicite o certificado de participação no e-mail: camila@momentoeditorial.com.br

O Edtechs e as Escolas Públicas tem um público alvo, porém é aberto para outros públicos que apresentem interesse no assunto.

Mande um email para: comercial@momentoeditorial.com.br

No computador: Ao lado direito da tela, no botão “Inscrever-se”. Insira os dados solicitados.

No celular: Logo abaixo da primeira imagem do site, no botão “Inscreva-se”. Insira os dados solicitados.

Confira algumas das dúvidas mais frequentes a respeito do Edtechs e as Escolas Públicas:

Dúvidas frequentes
FAQ
Ministério da Educação
Coordenadora-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica

Ana Úngari Dal Fabbro

Coordenadora Geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica do Ministério de Educação. Apoiou diversas Secretarias de Educação a pensarem suas políticas de tecnologia e inovação enquanto coordenadora do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB). Nos últimos anos, esteve como Gerente Geral de Tecnologia e Inovação na Secretaria de Educação do Recife. É mestre em Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science.
Secretaria Estadual de Educação de Goiás
Superintendente de Tecnologia

Bruno Marques Correia

Superintendente de Tecnologia da Seduc/GO. Atua desde 2007 como Gestor Governamental de Tecnologia da Informação. Especialista em Gestão Estratégica e Inteligência no Setor Público.Atuou como Supervisor de Projetos de Sistemas na Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Gerente de Defesa Prévia na GOINFRA, Gerente de Tecnologia Educacional da Seduc/GO, Chefe de Núcleo de tecnologia educacional da Seduc/GO, Gerente de infraestrutura tecnológica da Seduc/GO. – Graduado em Sistemas de Informação.
Instituto Ayrton Senna
Gerente de Marketing de Produto

Cinara Moura

Gerente de Marketing de Produto no Instituto Ayrton Senna. É professora universitária na Fundação Getúlio Vargas e na Fundação Vanzolini e, em sua carreira, acumula quase duas décadas de trabalho em projetos de conteúdo, engajamento e mensuração de resultados. Formada em Comunicação Social e possui mestrado em Ciências da Comunicação pela USP.
MegaEdu
CEO

Cristieni Castilhos

CEO da MegaEdu, organização sem fins lucrativos que trabalha para levar conexão de internet de qualidade para todas as escolas públicas do Brasil. A instituição produz dados e estudos, desenvolve soluções e dá apoio técnico para escolas públicas com a finalidade de viabilizar o acesso ao mundo digital a todos os alunos.
Fortaleza
Secretária Municipal da Educação

Dalila Saldanha

Secretária Municipal da Educação de Fortaleza, desde 2017. Professora de Matemática da rede estadual de ensino do estado do Ceará, como também exerceu a função de coordenadora pedagógica em unidades escolares. Em 2014 assumiu o cargo de Secretária Executiva da Educação do Ceará-SEDUC. Ocupou também o cargo de coordenadora administrativa e gerente de projetos na mesma secretaria. Concluiu o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper) – Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (EUA). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); bacharel em Ciências Contábeis e licenciada em Matemática pela UVA.
Instituto Claro
Diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social e VP de Projetos

Daniely Gomiero

Possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de RH, Comunicação Corporativa, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. É membro da Academia Europeia de Alta Gestão. Formada em psicologia e possui MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e pela Ohio University.

Realidade Virtual se aproxima de escolas, mas conteúdo ainda é desafio

Aquisição de óculos e equipamentos é o que menos preocupa secretarias estaduais e municipais de Educação; elaborar o conteúdo para ser utilizado por meio de VR, no entanto, se mostra o grande dilema para os currículos escolares

Momento é propício para resolver conectividade nas escolas

Várias fontes de recursos, como Fust, leilão do 5G e programas do MEC criam, para especialista, um momento único

Conheça projetos do Instituto Claro que impactam e empregam jovens

Projetos não se restringem a atrair jovens para setor de tecnologia. ‘A gente entende que o jovem pode trilhar o caminho que ele quiser, ser quem ele quer’, destaca representante da empresa

Letramento digital torna jovem brasileiro crítico, não apenas consumidor de tecnologia

A escola tem papel fundamental em ensinar tecnologia e sobre tecnologia, para garantir um papel de protagonista ao aluno

Edtechs: startups com foco em educação crescem em número e impacto social

Especialistas apontam para crescimento no número de Edtechs, mas ressaltam que mercado educacional tem muitas lacunas a serem preenchidas, especialmente no ensino de tecnologia

Ensino médio deve preparar estudantes para o futuro do trabalho

Existe uma enorme oportunidade de se olhar para o que se faz com esse jovem pós escola, diz diretora presidente da Funtação Telefônica Vivo, Lia Glaz

MEC planeja conectar todas as 138 mil escolas públicas em um ano

Coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação afirma que objetivo é “prioridade absoluta” e que pasta quer “acelerar o processo” de conexão das instituições públicas de ensino; MCom, por outro lado, reduz estimativa de entrega de chips do programa Internet Brasil

MEC quer monitorar velocidade, latência e qualidade de uso da internet nas escolas

Instituição de ensino ter ponto de conexão deve deixar de ser o único parâmetro de avaliação de conectividade pelo Ministério da Educação

Futuro das escolas será com tecnologias interativas, pontua CTO da Huawei

Equipamentos já disponíveis no mercado proporcionam maior colaboração entre professores e alunos, mas infraestrutura das instituições e necessidade de treinamento são os principais desafios.

Entre em contato conosco
Copyright © Momento Editorial & Bit Social 2024

Seja um patrocinador

Entre em contato conosco: