Encontros Tele.Síntese são seminários sobre temas estratégicos para o desenvolvimento das telecomunicações no país. Na pauta dos debates, os temas regulatórios mais importantes para a atuação da indústria, as tendências tecnológicas, as políticas públicas.
Os encontros reúnem representantes do governo e da agência reguladora, executivos de operadoras e da indústria, consultores e especialistas.
PRÓXIMOS EVENTOS
Após a aprovação do novo marco legal do setor, a lei 13.879, há muito a fazer, sob a ótica da regulação, para que a nova realidade do mercado brasileiro de telecomunicações possa se efetivar em sua plenitude. Além das condições para adaptação dos contratos, precisam ser esclarecidas as novas regras para as licenças de espectro e o funcionamento do mercado secundário. Questões que serão aprofundadas nos Encontros Tele.Síntese de 2020. Serão promovidos também debates no leilão 5G e consolidação no mercado de telecom.
58 ENCONTROS
|
6.553 PARTICIPANTES
|
528 PALESTRANTES
AGENDA
EVENTO ADIADOInformamos que o 60º Encontro Tele.Síntese, que iria debater a Consolidação e Compartilhamento no mercado de Telecomunicações está adiado. Previsto para ocorrer no próximo dia 17 de março, a conferência não será realizada nessa data.
O Governo do Distrito Federal decidiu suspender as atividades que reúnam mais de 100 pessoas e que dependam de autorização pública. Embora o Encontro Tele.Síntese seja privado, entendemos que também devemos acompanhar a determinação do Poder Público.
Remarcaremos o debate assim que houver nova orientação do Poder Público.
EVENTO ADIADO
No 60° ENCONTRO TELE.SÍNTESE, vamos tratar de um tema que precisa voltar a ser analisado sob todas as perspectivas e impactos, sejam econômicos, consumeristas, concorrenciais. Para analisar possíveis alternativas de consolidação do mercado de telecom, será também apresentado o benchmarking internacional dos movimentos de consolidação verticais e horizontais e as incorporações de outros tipos de indústria, como a audiovisual, na cadeia de valor de telecomunicações. Esse Encontro Tele.Síntese irá abordar ainda as diferentes soluções de compartilhamento de redes e quais medidas precisam ser tomadas para elas se efetivarem.
O 61° ENCONTRO TELE.SÍNTESE irá tratar de assuntos como o novo marco de telecomunicações e as mudanças profundas nas regras de ocupação do espectro brasileiro. O primeiro desafio será lidar com os contratos que começam a vencer em dezembro de 2021 (as licenças da Banda A do celular). O mercado secundário e de que forma ele se torna uma importante alternativa para o melhor uso do espectro também estará em debate.
O 62° ENCONTRO TELE.SÍNTESE irá aprofundar um dos temas mais difíceis do novo marco legal: a adaptação das outorgas e os bens reversíveis. A conta da sustentabilidade da concessão, os ditames do TCU, as listas da Anatel e a necessidade de adaptação ou não do Plano Geral de Outorgas estarão na pauta dos painéis.
O 63° ENCONTRO TELE.SÍNTESE irá tratar do que a Anatel promete ser o maior leilão de venda de espectro de sua história. Se já há consenso para o leilão não mirar a arrecadação, mas a ampliação dos serviços, muitos temas ainda precisam ser pacificados. Entre eles, as opções para a mitigação da interferência na 3,5 GH; o tamanho dos blocos a serem leiloados; espectro a ficar disponível; prazos para ocupação, a reivindicação dos ISPs, a problemática das antenas.