
LIVE AGROtic – REALIZADA DE 14 A 18 DE SETEMBRO DE 2020
AS TECNOLOGIAS PARA A PRODUTIVIDADE E A CONECTIVIDADE NO CAMPO

Produtores rurais que querem adotar tecnologias (ou já as adotam) para melhorar a produtividade de suas propriedades, profissionais de TICs que trabalham para fazendas e usinas, indústrias de TICs, especialistas envolvidos com a automação do agronegócio, start ups que estão desenvolvendo projetos e produtos para este mercado, estudantes de pós graduação que querem conhecer mais sobre tecnologias de TICs associadas ao agronegócio; professores, especialistas e investidores que querem participar de debates, transmitir conhecimento e participar de network com a indústria de produtos e serviços, onde se incluem as operadoras de telecom.
O Relatório Exclusivo Tele.Síntese Campo Digital traz um extenso e aprofundado relato sobre o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação no agrobusiness brasileiro e sobre as iniciativas inovadoras da agricultura e pecuária implementadas no País. Aborda o que está sendo feito no campo e nas empresas que apontam para inovação, ganho de produtividade, agricultura de precisão, irrigação avançada, compartilhamento de dados, integração tecnológica gerenciamento e segurança das informações.
SEMINÁRIO | BLOCOS TEMÁTICOS
Quais são as soluções possíveis em redes móveis e via satélite? O que usar em cada situação? Quais as vantagens de cada tecnologia e das diferentes faixas de frequência, inclusive as não licenciadas? As respostas estarão neste bloco temático, com apresentação de cases de conectividade já implementados e com a participação de fornecedor, produtor, operadoras e parceiros em cada caso.
O bloco temático mostrará os avanços na pesquisa e no debate acadêmico, expondo o estado da arte nesse campo e seu papel na modernização da atividade produtiva. Quais os desafios a serem vencidos, tanto de ordem cultural como tecnológica? Serão apresentados casos de sucesso em agricultura de precisão aplicada a duas culturas diferentes e à pecuária, com a participação de fornecedores e produtores.
Entender o clima é metade do negócio, dizem os homens do campo. Essenciais para definir o sucesso ou o fracasso de uma cultura —café, arroz, cana-de-açúcar ou mesmo a semeadura de um pasto— e de seu desenvolvimento, as condições climáticas são uma espada sobre a cabeça do agricultor. É melhor saber como ler o clima, se haverá seca, chuvas ou tempestades, ventos fortes ou fracos.
Planilhas já não bastam. O agricultor precisa de programas específicos de software para acompanhar a gestão do processo de seu negócio. É possível ter informações online da entrada do insumo à saída do produto para venda e sua comercialização. Que soluções existem no mercado? Quais as mais completas, para grandes empreendimentos, e quais podem ser modeladas para quem é pequeno?
PROGRAMAÇÃO | LIVES | CLIPPING DE NOTÍCIAS
9h30 | 11h – PRIMEIRA LIVE
A inovação e os desafios globais da agropecuária
A agropecuária brasileira vive um momento de constante busca de produtividade, com necessidade de redução de custos médios de produção, desafios climáticos a serem enfrentados e o imperativo de se manter competitiva internacionalmente. Isso em um momento que dois grandes blocos EUA X China se contrapõe no cenário mundial. Como as inovações tecnológicas podem ajudar a alcançar essas metas?
Convidados
Cleber Oliveira | Diretor de Inovação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
João Roberto Spotti Lopes | Vice-diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP)
Matheus Ferreira | Coordenador de Inovação do Senar
Moderador
Sérgio Barbosa | Gerente Executivo da EsalqTec
14h15 | 16h15 – SEGUNDA LIVE
Avançam as soluções da Conectividade Terrestre
A conectividade é frequentemente relacionada como o principal obstáculo para o avanço da agricultura digital. As operadoras têm investido fortemente nessa área e tentam chegar ao fazendeiro com recursos dentro do espectro que possuem. Muitas vezes elas estão avançando também no campo de soluções e serviços. Qual o estágio que se encontram e como podem evoluir?
Convidados
Alexandre Dal Forno | Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil
Diego Aguiar | Head de IoT, Big Data e Inovações B2B da Vivo
Eduardo Polidoro | Diretor de Negócios de IoT da Claro
Paulo Bernardocki | Diretor de Soluções e Tecnologia para a Ericsson Latam South
Moderadora
Wanise Ferreira | Jornalista
16h25 | 16h55 – Palestra Exclusiva
Tiago Fontes | Strategic Marketing Manager da Huawei Brasil
– 5G Smart Agriculture The future of farming technology
CLIPPING DE NOTÍCIAS
O presente e o futuro do agro serão suportados pelas TICs, diz Mapa
Capacitação de profissionais para o processo de transformação digital no campo preocupa executivos
TIM: conexão no campo tem de ir além da porteira
Para executivo da operadora, crescimento da conectividade rural será baseado nos 700 MHz graças aos ganhos de escala obtidos com oferta de serviço compatível com o celular, e que aplicações em 250 MHz são muito restritas
Para a Vivo, uso do FUST na rede móvel pode acelerar digitalização do campo
Executivo da operadora defende manutenção do FUST e nova destinação. Afirmou ainda que satélites LEO são ainda uma incógnita quanto à viabilidade.
Para a Ericsson, tecnologia terrestre ganha na mobilidade e custo para uso no campo
Falta de mobilidade e custo deixam uso da tecnologia satelital em desvantagem à tecnologia terrestre, avalia Paulo Bernardocki, da Ericsson.
Huawei mostra benefícios do 5G para o campo
“A agricultura de precisão vai ganhar mais ferramentas, que reduzirão custos e aumentarão a produtividade”, diz diretor da fabricante
Médios e pequenos produtores rurais no foco da Claro
Para Eduardo Polidoro, diretor de Negócios de IoT da operadora, as cooperativas têm papel fundamental para a adoção de novas tecnologias pelos pequenos produtores.
9h30 | 11h – TERCEIRA LIVE
Qual o perfil do agricultor digital atual?
Além dos grandes grupos que têm direcionamento estratégico para investimentos em inovação, no campo há agricultores que usam diariamente a tecnologia em níveis variados. Pesquisa da McKinsey mostra, por exemplo, que o futuro da agricultura tem um componente digital muito forte. E há os que apostam que esse comportamento se intensificará após a pandemia do coronavírus. Abordaremos também a Ateg Assistência Técnica e Gerencial, metodologia própria do Senar
Convidados
Fabio Salvaia | Especialista em Agricultura de Precisão da Coplacana
Joaci Medeiros | Coordenador Técnico do Instituto CNA (baixar apresentação)
José Rodrigues da Costa Neto | Analista de Infraestrutura da Coopavel
Moderador
Otavio Celidonio | Coordenador do Agrihub Space
11h20 | 11h50 – Palestra Exclusiva
Alexandre Dal Forno | Head de Marketing Corporativo & IoT da TIM Brasil
– Estratégia da TIM no Agronegócio
11h50 | 12h20 – Palestra Exclusiva
Valéria Duarte | Gerente de Produtos de Satélites da Embratel
– Os benefícios da tecnologia satelital para o agronegócio e as inovações.
14h15 | 15h45 – QUARTA LIVE
A Conectividade Rural Via Satélite
O satélite é um forte aliado do agricultor brasileiro, pois pode implementar rapidamente conexão de banda larga em áreas onde não há ainda qualquer outra rede de telecomunicações. Há uma miríade de opções satelitais brasileiras, com diferentes modelos de negócios para atender às áreas rurais. Novas tecnologias, novas constelações, alternativas geoestacionárias, de órbita média ou de órbita baixa.
Convidados
Bruno Henriques | Diretor Comercial da Viasat no Brasil
George Bem | CEO da InternetSat
Joeval Martins | Gerente de Novos Negócios Latam da Hispamar
Moderador
Luiz Francisco Perrone | Ex-Conselheiro da Anatel
16h | 16h30 – Palestra Exclusiva
Diego Aguiar | Head de IoT, Big Data e Inovações B2B da Vivo
– Soluções IoT da Vivo Empresas para contribuir na transformação digital do campo
CLIPPING DE NOTÍCIAS
Geração Z transformará a agricultura digital, diz Coplacana
A geração com menos de 23 anos, nativa digital, já começa a influenciar na implementação de novas tecnologias no agrobusiness, disse Fábio Salvaia, da Coplacana, no AGROTic 2020.
Mais de 60% dos produtores rurais acessam a internet para gestão da propriedade, apura pesquisa
Segundo Joaci Medeiros, da CNA, o país tem no, entanto, 195,7 milhões de hectares – ou equivalente à área de sete países da Europa – totalmente “off line”, ou desconectada.
Vivo já oferece serviços para além da conexão no campo
A operadora acaba de lançar dois produtos para serem usados pelo agricultor nas redes 4G: um para o monitoramento do clima e outro para ser usado em tratores.
Viasat amplia presença no país e chega também ao pequeno agricultor
Com ao lançamento de hoje, 15, a operadora chega a 21 estados e Distrito Federal. Segundo o diretor comercial, Bruno Henriques, de cada 10 clientes que a empresa conquista, nove estão localizados em cidades com menos de 150 mil habitantes.
Banda larga via satélite não sofre com a chuva, como a TV, afirmam especialistas
Debatedores no Agrotic sobre conectividade na zona rural desconstroem a ideia de que esses serviços ficam instáveis durante chuvas.
Lançamento do satélite Star One D2 será em 2021, anuncia a Embratel
Para a gerente Valéria Duarte, novo equipamento vai complementar a cobertura dos serviços para atender os produtores interessados em colocar seus negócios na era digital
9h30 | 11h – QUINTA LIVE
Agricultura 4.0: aplicações e transformação digital
As aplicações da tecnologia no campo são tão diversas quanto o universo agro, que convive com biomas diferentes, áreas territoriais extensas, vários tipos de solo e oscilações climáticas. Para explorar melhor esse mundo de apps e soluções para o agro, empresas do agro investiram em um processo de transformação digital. O que é possível alcançar com isso, quais as aplicações possíveis e quais os resultados obtidos?
Convidados
André Koji Fukugauti | Gerente de Projeto da área de inovação aberta da Divisão Agrícola da Bayer na América Latina.
Fábio Marques | Gerente de Novos Negócios da CCAB Agro & Bioline Latam
Joel Soares Alves da Silva | Diretor de Operações da Jalles Machado
Moderador
Uriel Rotta | Sócio Gestor da Stracta Consultoria e WBGI
11h15-11h35 – Talk Show
– A importância de se debater tecnologia e conectividade no Agronegócio
Vinícius Fiori, Customer Marketing Manager, conversa com Paulo Bernardocki, Diretor de Soluções e Tecnologia para a Ericsson LATAM South
11h45 | 13h15 – SEXTA LIVE
A expansão da banda larga para o campo com os ISPs
Basilio Perez | Conselheiro da Abrint
Bruno Zitnick | Government & Public Affairs da Huawei Brasil
Erich Matos Rodrigues | CEO da Interjato
Moderadora
Wanise Ferreira | Jornalista
14h15 | 16h30 – SÉTIMA LIVE
A Conectividade Rural e novas Abordagens
Nesta Mesa, vamos debater diferentes alternativas para levar a banda larga de qualidade para a área rural. A Anatel estuda a ocupação de Whitespaces. As operadoras competitivas desenvolvem novos modelos de negócios, e empresas desenvolvem outras alternativas tecnológicas, como redes privadas e de banda estreita.
Convidados
José Roberto Nogueira | CEO da Brisanet
Moisés Moreira | Conselheiro da Anatel
Paulo Cabestré | Presidente da Trópico
Renato Bueno | Diretor de Novos Negócios da Nokia no Brasil (ConectarAGRO)
Moderador
Wanise Ferreira | Jornalista
CLIPPING DE NOTÍCIAS
ISPs podem atender melhor ao agronegócio, defende CEO da Interjato
Erich Rodrigues entende também que as redes neutras podem ampliar a atuação dos provedores regionais
Primeiro passo para a 5G é implantar a 4G no campo, diz Ericsson
Na avaliação de Paulo Bernardocki, diretor de Soluções e Tecnologia para a Ericsson Latam South, a conexão é o primeiro passo para a transformação digital da agropecuária brasileira, seguida pela automação dos métodos de trabalho e novo do modelo de negócios que virá com a 5G.
ConectarAgro: conectividade no campo precisa de espectro em caráter primário
Para a associação, não apenas as máquinas precisam de conectividade para incremento da produção, mas também o uso humano do celular aumenta a eficiência das fazendas
Abrint diz que fatiamento da faixa do WiFi 6E atrasará a conectividade
Basílio Perez afirma que o espectro não licenciado pode ser destinado no futuro para atender necessidades do agronegócio, para serviços outdoor, como ocorreu recentemente nos Estados Unidos.
Huawei tem soluções para ISPs no atendimento rural
Segundo Bruno Zitnick, a empresa tem várias soluções para o agronegócio,incluindo cloud e inteligência artificial.
Plano da Trópico é cobrir o deserto digital brasileiro
Fabricante aposta no uso secundário da frequência de 250 MHz para a oferta de soluções nos rincões do país, onde nenhuma operadora chega.
Bayer aposta em seu próprio hub de inovação em São Paulo
Empresa vai trazer para o país o Lifehub, uma iniciativa global das unidades da multinacional
Grupo Jalles Machado terá Plano Diretor de Tecnologia
Com cobertura quase total em suas duas unidades, a companhia da área sucroalcooleira contratou empresa para fazer um balanço dos ativos de suas soluções tecnológicas
CCAB Agro quer ser a ponte entre produtores e startups
Tendo como acionista as cooperativas agrícolas, empresa acredita que ainda há muitas oportunidades para inovação
Conselheiro da Anatel enxerga dificuldades para mercado secundário
Para Moisés Moreira, da agência reguladora, falta de clareza para apontar qual é o melhor modelo para cada segmento da economia
9h30 | 11h30 – OITAVA LIVE
As novas políticas públicas e de financiamento da Inovação no Campo
Será feita uma avaliação da política e refinanciamento do agro, sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, em 8 de abril deste ano. Uma avaliação sobre o uso do Fust (Fundo de Universalização das Telecomunicações) para financiar a conectividade rural e as diferentes linhas de crédito existentes.
Convidados
Daniela Martins | Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do SindiTelebrasil
Dep. Alceu Moreira | Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)- (MDB/RS)
Giovana Araújo | Sócia-líder de Agronegócio da KPMG no Brasil
Octaciano Neto | Industry Partner Agronegócio na EloGroup
Moderadora
Tatiana Fiuza | Sócia da consultoria Vlinder Estratégias para Inovação
11h30 | 12h15 – Lives Pitchs de Start Ups
Eduardo da Costa Goerl | CEO da ARPAC (Baixar apresentação)
José Damico | CEO da Scicrop (Baixar apresentação)
Osmar Bambini | Co-Founder & Head de Inovação da Sintecsys (Baixar apresentação)
Philippe Aymard | CEO da DKRO (Baixar apresentação)
14h15 | 16h – NONA LIVE
A captura dos dados e a inteligência na análise revolucionam o setor
É muito alto o volume de informações gerados no campo por diversos dispositivos, como sensores, drones, eletrônica embarcada, informações de satélites e muitos outros. Para suportar esse número de informações, data lakes estão sendo montados em data centers próprios ou em nuvens, Big Data se encarregam de organizar as informações e o uso de ferramentas como Inteligência Artificial e machine learning entram em cena.
Convidados
Anselmo Arce | Sócio Fundador e Diretor de Relações Institucionais da Solinftec
Fabricio Lira Figueiredo |Gerente de Desenvolvimento de Negócio em Agronegócio Inteligente do CPqD
Marcos Scalabrin| CDO – Expert em Agro, Digital e Inovação
Pedro Noce | Gerente de Inovação da Raizen
Moderador
Marcos Nascimbem Ferraz | Presidente da AsBraAP – Associação Brasileira de Agricultura de Precisão
CLIPPING DE NOTÍCIAS
Fontes de financiamento para tecnologia no agro podem ser inovadoras
Líder dos ruralistas no Congresso, deputado Alceu Moreira sugere novos modelos, como condomínios com capital aberto para investidores
Startups mostram soluções criativas para o campo no Agrotic
Plataformas permitem reduções de custos na gestão, na aplicação de defensivos, na prevenção de incêndios e, de quebra, relatórios que garantem a obtenção de crédito de carbono
Mercado agro também desconhece a Lei do Bem, diz KPMG
Giovana Araújo, sócia-líder de Agronegócio da consultoria diz que apenas 6% das empresas que poderiam se beneficiar dos incentivos têm conhecimento da regulamentação
Sofisticação das ferramentas de agro exige capacitação e foco para conquistar o produtor
Para especialistas, a digitalização do campo vai exigir uma mudança cultural importante principalmente dos pequenos e médios produtores
9h30 | 11h – DÉCIMA LIVE
A agricultura de precisão na gestão, manejo e monitoramento da lavoura
A tomada de decisões em uma fazenda está cada vez mais assertiva e baseada em dados online que cobrem uma série de atividades, como clima, umidade do solo, condições ideais para irrigação, pulverização e outras informações. Softwares de gestão inteligente e ferramentas de monitoramento já são realidades no campo. As políticas de estímulo e profissionalização dos governos
Convidados
Lucas Marcolin | Gerente de Comercialização Digital Farming BASF
Leonardo A. Angeli Menegatti | Fundador da Inceres
Luciano Loman | Diretor Geral da Metos Brasil
Moderador
Bernhard L. Kiep |Agropecuarista; Executivo e Investidor de várias startups no mundo Agro
11h | 11h45 – Lives Pitchs de Start Ups
Luiz Claudio Lima | CEO da Wolk (Baixar apresentação)
Mariana Vianna | Diretora de Marketing da FieldPRO (Baixar apresentação)
Renan Salvador | CEO da Trace.Pack (Baixar apresentação)
Ricardo Matiello | CEO da FarmGO) (Baixar apresentação)
14h15 | 15h45 – DÉCIMA PRIMEIRA LIVE
Previsão Climática: Desafios e Soluções
A influência do clima na agricultura deve ser profundamente estudada a fim de conhecer a particularidade de cada região, as condições de adaptações das plantas e o seu papel na economia da agricultura. A adoção de novas técnicas de medição, e de prevenção a alterações climáticas é fundamental para a produtividade brasileira. Essa Mesa vai tratar o estado da arte das tecnologias e técnicas para a melhoria do acompanhamento das questões climáticas no Brasil.
Convidados
João Castro | Gerente de Produto do Agroclima Pro
Pedro Leite da Silva Dias | Professor do Depto de Ciências Atmosféricas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Silvio Steinmetz | Pesquisador da Embrapa Clima Temperado (Abaixar apresentação)
Moderador
Felipe Pilau | Professor Doutor Departamento de Engenharia de Biossistemas Área de Física e Meteorologia ESALQ – USP
15h45 | 16h Encerramento
Sérgio Barbosa | Gerente Executivo da EsalqTec
CLIPPING DE NOTÍCIAS
Brisanet: telecom pode usar 600 MHz em áreas sem radiodifusão
A Brisanet ressalta que apoia a iniciativa da Anatel de destinação da faixa de 600 MHz em caráter secundário para os serviços de telecomunicações.
TIM irá oferecer soluções de agricultura digital em parceria com Agrosmart
Por meio da parceria, a operadora inclui em seu portfólio soluções de agricultura digital para monitoramento da produção agrícola
Soluções fechadas para agricultura 4.0 não terão espaço no futuro
Para Luciano Loman, diretor geral da Metos Brasil, parcerias alimentam esse mercado e ajudam na evolução do setor
InCeres prevê 10 anos para o país começar a massificar a digitalização no agro
Considerada um dos unicórnios entre as startups brasileiras, empresa monitora o solo em 3,5 milhões de hectares distribuídos em 18 estados
Metereologia precisa do INPE ativo e forte, diz Climatempo
Empresa finaliza a atualização de plataforma que prevê o uso de Inteligência Artificial para dar mais assertividade para as previsões.
Startup vê liderança do Brasil na produção de soluções para o campo
No Agrotic 2020, empreendedores mostraram produtos de primeira linha no monitoramento e gestão inteligente das lavouras
COTA GREEN – R$ 60.000,00
– Participação em uma das 10 LIVES que ocorrerão durante os 5 dias de Congresso Digital;
– Logo como Patrocinadora no material de comunicação do evento nos portais Tele.Síntese e Ponto ISP e na News letter distribuída para os assinantes dos dois portais;
– Uma Live Exclusiva, de até 20 minutos, ao longo do Evento sobre o produto/serviço/proposta da empresa ou entidade;
– Uma página de Publieditorial, publicado na HOME do Tele.Síntese por cinco dias e na página interna de Destaques Publieditorial, por prazo indeterminado.
– Banner de 300x250px por 1 mês no portal Tele.Síntese e Ponto ISP;
– Uma página simples de anúncio, formato 21x28cm no Caderno Tele.Síntese Campo Digital. ( o Caderno em formato digital será distribuído para uma relação de endereços eletrônicos diretamente envolvidos com o Agrobusiness Brasileiro.
– Vídeo – A apresentação da Live Exclusiva será convertida em vídeo-apresentação, que ficará na HOME dos portais Tele.Síntese e PONTO ISP por TRÊS dias na seção PUBLIEDITORIAL. Será ainda distribuída ao CANAL Tele.Síntese no YOU TUBE e ficará indeterminadamente nas páginas Internas do PubliEditorial dos portais Tele.Síntese e PONTO ISP;
COTA GOLD – R$ 40.000,00
– Participação em uma das LIVEs que ocorrerão nos Cinco dias do evento;
– Uma Live Exclusiva, de até 20 minutos, ao longo do Evento sobre o produto/serviço/proposta da empresa ou entidade;
– Logo como Patrocinadora no material de divulgação do evento nos portais Tele.Síntese e Ponto ISP;
– Banner de 300x 250px por 1 mês no portal Tele.Síntese e Ponto ISP;
– Uma página simples de anúncio, formato 21x28cm no Caderno Tele.Síntese Campo Digital. ( o Caderno em formato digital será distribuído para uma relação de endereços eletrônicos diretamente envolvidos com o Agrobusiness Brasileiro.
COTA SILVER – R$ 30.000,00
– Participação em uma das LIVES que ocorrerão nos Cinco dias do Evento;
– Logo em todo material de divulgação do evento que ficarão nas HOMEs dos portais Tele.Síntese e Ponto ISP;
– Banner de 300x 250px por 1 mês no portal Tele.Síntese;
– Meia Página de anúncio no Caderno Tele.Síntese Campo Digital – formato 21x14cm. ( o Caderno em formato digital será distribuído para uma relação de endereços eletrônicos diretamente envolvidos com o Agrobusiness Brasileiro.
– O Caderno em formato digital será distribuído para uma direcionada relação de endereços eletrônicos diretamente envolvidos com o Agrobusiness Brasileiro. Estarão presentes nessa lista todas as secretarias de agricultura do país, as cooperativas agrícolas, as entidades setoriais, as principais empresas ligadas ao campo e as empresas de tecnologia;
COTA WHITE – R$ 18.000,00
– Participação em uma das LIVES que ocorrerão nos Cinco dias do Evento;
– Logo em todo material de divulgação do evento que ficarão nas HOMEs dos portais Tele.Síntese e Ponto ISP;
– Banner de 300x 250px por 1 mês no portal Tele.Síntese;

Nilo Pasquali
Superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel. Especialista em Regulação na Anatel desde 2005, foi gerente de Regulamentação de Serviços Móveis e gerente de Regulamentação na Superintendência de Regulamentação e Planejamento. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB) e pós-graduado em Regulação em Telecomunicações, também pela UNB.
Nilo Pasquali

Alceu Moreira
Deputado federal em terceiro mandato. Atualmente preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o MDB/RS e o Conselho Curador da Fundação Ulysses Guimarães (FUG). Já foi deputado estadual reeleito, presidente da Assembleia Legislativa do RS, secretário de Estado da Habitação, prefeito reeleito, vice-prefeito e vereador em Osório.
Alceu Moreira

Alexandre Dal Forno
Head de Marketing Corporativo &IoT da TIM Brasil.
Alexandre Dal Forno lidera o time de Marketing para o segmento corporativo e IoT na TIM Brasil, sendo também responsável na empresa pelo projeto “4G TIM no Campo”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações, tem Mestrado e Doutorado em Telecomunicações pela PUC-RJ e também é Professor Adjunto na UERJ. Está no Grupo TIM desde 2000.
Alexandre Dal Forno

André Fukugauti
André Koji Fukugauti | Gerente de Projeto da área de inovação aberta da Divisão Agrícola da Bayer na América Latina.
Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas “Julio de Mesquita Filho” – UNESP/Botucatu, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, Fukugauti é Gerente de Projetos do Centro de Expertise em Agricultura Tropical (CEAT) da Bayer Brasil, cargo que ocupa há mais de três anos, liderando a equipe de ideação e os hubs de inovação, além de modelar os projetos científicos e de inovação aberta. O executivo fez carreira na Bayer. Em 2005, ingressou na empresa como representante técnico de vendas, passou pela estrutura Comercial, Planejamento Estratégico, além de monitoramento de Negócios e Marketing Latam. Liderou o time de projetos e foi responsável pela análise de tendências, premissas e cenários de mercado, aliado à viabilidade econômica e de sustentabilidade, incluindo a área de tradução da estratégia global para o país.
André Fukugauti

Anselmo Arce
Sócio Fundador e Diretor de Relações Institucionais da Solinftec
Engenheiro em controle automático há 29 anos, com passagens por empresas de mineração, indústria de cimento e no setor sucroalcooleiro em Cuba, Alemanha e Brasil. Um dos cofundadores da Solinftec em 2007, atualmente é Diretor de Relações Institucionais e membro do board da companhia.
Anselmo Arce

Bernhard Kiep
Diretor Geral da Bermad no Brasil
Atuou em diversos fabricantes de equipamentos agrícolas e na indústria de irrigação como Valmont, CNHi, AGCO, em diversos lugares como China, África do Sul, Europa e América do Sul. Atualmente, é Diretor Geral da Bermad no Brasil (Israel), Conselheiro da Pessl Instruments na Áustria e HBS Angels Brazil, Co-Investidor da TerraMagna e da Monitorar Gestão de Energia. Empreendedor no segmento agropecuário – leite, pecuária de cria e recria e agricultura irrigada e de sequeiro, e um grande incentivador da integração da lavoura e pecuária.
Bernhard Kiep

Bruno Henriques
Diretor Comercial da Viasat desde novembro de 2019. O executivo é o responsável por liderar a estratégia de marketing e canais de vendas do serviço de internet residencial da Viasat no mercado brasileiro, lançado oficialmente em julho de 2020. Ele conta com quase uma década de experiência no setor de telecomunicações, com especialização em tecnologia satelital.
Bruno Henriques

Cléber Oliveira
Diretor de Inovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (2017-2020). Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996), onde desenvolveu seu mestrado em Parasitologia Veterinária (1998) e o PhD em Ciências Veterinárias (2002). Membro atuante em diversos conselhos, comitês e fóruns nacionais e internacionais, como a Rede Global de Pesquisa e Inovação em Sanidade Animal (Star-Idaz), Instituto Fórum do Futuro, COSAG-FIESP (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp) entre outros.
Cléber Oliveira

Bruno Zitnick
Diretor de Relações Públicas e Governamentais na Huawei do Brasil. Com 15 anos de experiência na área de Telecomunicações, é engenheiro de Telecomunicações com MBA em Gestão Empresarial, pela Brazilian Business School. Está na empresa há 13 anos e foi responsável pela implantação da rede móvel e óptica das operadoras regionais no Centro-Oeste do Brasil.
Bruno Zitnick

Daniela Martins
Jornalista e advogada, formada pela Universidade de Brasília e Centro Universitário de Brasília. Foi repórter em grandes veículos do País, entre eles Valor Econômico, O Estado de S. Paulo e TV Globo, e assessora de imprensa nos Ministérios do Planejamento e da Saúde. Na área de relações governamentais, foi Assessora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e desde novembro de 2019 é Gerente de Relações Institucionais e Governamentais do SindiTelebrasil.
Daniela Martins

Diego Silva de Aguiar
Head de IoT, Big Data e Inovação B2B da Vivo
Executivo especializado em Marketing, Estratégia e Vendas com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações.
Atualmente Head de Produtos e Marketing IoT/BigData na Telefônica Brasil sendo responsável pela estratégia, desenvolvimento e implementação de todo o ecossistema dos produtos de M2M, IoT, BigData e Inovação
Diego Silva de Aguiar

Eduardo Polidoro
Diretor de Negócios de IoT da Claro. É formado em Engenharia de Telecomunicações no IMT, em Administração pela UMESP e é Cientista de Dados pelo Data Science Academy. Possui mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento, marketing e gestão de produtos. Na Embratel, desenvolve projetos especiais e soluções sob medida de IoT – Internet das Coisas e M2M – Machine to Machine.
Eduardo Polidoro

Erich Matos Rodrigues
Diretor Executivo da Interjato
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (MBA), pós-graduado em Engenharia de Produção, na área de tecnologia da Informação. Experiência em gestão de empresas, atua no mercado de acesso à Internet desde 1995, tendo desenvolvido um provedor de acesso. A empresa foi duas vezes campeã do prêmio Sebrae/MBC na categoria serviços. Foi Vice-Presidente da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações, Abrint, 2011 a 2012, e Presidente da Abrint, 2015 a 2017. Desde 2008, ocupa a presidência do Conselho Consultivo e Diretor da Junior Achievement do Rio Grande do Norte.
Erich Matos Rodrigues

Fábio Henrique Campos Marques
Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Bioline Latam by InVivo e CCAB by InVivo. É formado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com master in Science pela mesma instituição. Experiência internacional Golders Green College Londres, com experiência na indústria química alemã em projetos de investimento, estrutura e de crescimento. Embaixador em 2018 da Associação Empresarial para América Latina Brasil (Lateinamerika-Initiative der deutschen Wirtschaft).
Fábio Henrique Campos Marques

Fabio Salvaia
Especialista em Agricultura de Precisão da Coplacana. Atua no segmento de Agricultura de Precisão (AP) desde 2004. Assessora os usuários na implantação e uso de sistemas, desde a coleta de análises de solo georreferenciadas, implementação de tecnologias de controladores de vazão para sólidos e líquidos como de sistema de direcionamento automatizados. Tem amplo conhecimento em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), pilotagem de drone e ferramentas ligadas a esta tecnologia de Agricultura de Precisão.
Fabio Salvaia

Fabricio Lira Figueiredo
Gerente de Agronegócio Inteligente do CPqD, Coordenador Geral do Projeto SemeAr, atuou como Coordenador Geral do Projeto AgroTICS em parceria com a Usina São Martinho, bem como líder de Comissão do Projeto 5G Brasil e Delegado Representante do CPQD no 3GPP. Atuou como Gerente de Tecnologias de Comunicações Sem Fio, tendo liderado a estruturação da área do CPQD e diversos projetos de inovação tecnológica de grande porte em redes sem fio e IoT. Ele é Doutor na área de Redes Sem Fio e Mestre na área de Reconhecimento da Fala, pela UNICAMP. Ele tem MBA em gestão empreendedora de negócios pela ESAMC-Campinas.
Fabricio Lira Figueiredo

Felipe Gustavo Pilau
Professor Doutor do Departamento de Eng. de Biossistemas Esalq/USP. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1999, com mestrado em Agronomia pela mesma universidade, 2002, e doutorado pela Esalq/USP, 2005. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”-Esalq/USP. Atua na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia e Produção Vegetal, em temas como previsão de safras, zoneamento agrícola, modelagem e micrometeorologia.
Felipe Gustavo Pilau

Giovana Araújo
Graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, MBA em Mercados de Capitias e Derivativos pela Universidade de São Paulo – USP/BM&F. Especialista em agronegócio na América Latina, com experiência de mais de 25 anos no setor. Atualmente é sócia da KPMG Brasil, atuando como líder de mercados para agribusiness. Trabalhou no ItauBBA e também na MB Agro e DATAGRO. Como consultora independente, é membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG). Em 2013, foi eleita como o melhor analista de equity research do Agronegócio pelo Institutional Investor para o Brasil e a América Latina. Em sua trajetória profissional foi responsável pela cobertura na América Latina de empresas de Agronegócios e Alimentos como SLC Agrícola, São Martinho, Adecoagro, Cosan, Rumo, Fertilizantes Heringer, SQM, Bunge, BRF, JBS, Marfrig, Minerva, M Dias. Foi responsável pela educação de investidores nos roadshows de IPO da Ouro Fino (2014) e Adecoagro (2011) e pelos esforços de IPO da JBS Foods, Biosev e Copersucar. Como consultora, realizou o Planejamento Estratégico para Cerradinho Bio, Caeté e Logum; serviços em Inteligência de Mercado para Tereos, Cerradinho Bio, Coruripe, Albioma, Cofco, ItauBBA, ABN Amro Bank, Brookfield, RK Partners e consultoria econômica para apoiar o estudo do governo brasileiro para contestar os subsídios da União Europeia ao açúcar na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Giovana Araújo

George Bem
CEO e fundador da InternetSAT, uma empresa integradora de soluções e provedora de internet banda larga via satélite, fibra e telefonia. Oferece serviços de projetos, implementação e gerenciamento de soluções em telecomunicações. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela FASP, especializações em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado e Certificado em Ambientes de Missão Crítica e Gestão de Projetos pelo PMI e Scrum Alliance.
George Bem

João Castro
Gerente de Produto da Climatempo. Possui experiência em aquisição e processamento de dados agrometeorológicos visando a implementação de modelos de simulação do crescimento e desenvolvimento de culturas como arroz irrigado, cana de açúcar e soja. Interesse na avaliação do impacto da variabilidade climática sobre a produção agrícola devido à ocorrência de estresses abióticos como seca e altas temperaturas. Bacharel e mestre em Meteorologia, doutorando em Agronomia.
João Castro

Joaci Franklin de Medeiros
Coordenador Técnico do Instituto CNA/Senar. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba, 1999, Mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, 2003, Especialização em Agentes de Inovação e Difusão Tecnológica – FUCAPI/ABIPTI, 2008. Gerenciou as Unidades de Arranjos Produtivos Locais (APL’s) e de Tecnologia Industrial Básica (TIB) da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica – ABIPTI, 2008 a 2003. Como Coordenador Técnico do Instituto CNA, desenvolve o projeto de Conectividade Rural do Sistema CNA/Senar. Atuou na Superintendência Técnica da CNA, de 2008 a 2018, nas Comissões Nacionais de Empreendedores Familiares Rurais, de Desenvolvimento da Região Nordeste e de Assuntos Fundiários.
Joaci Franklin de Medeiros

José Roberto Nogueira
CEO da Brisanet Telecomunicações, cursou técnico em eletrônica, trabalhou na Embraer, em São José dos Campos/SP, onde iniciou sua trajetória de empreendedora, em 1989, com uma loja de manutenção de computadores e informática. Em 1997 iniciou o projeto Brisanet, criado com o objetivo de levar Internet para as pequenas cidades, distritos e vilas de sua cidade natal, Pereiro (CE). Além da Brisanet é sócio fundador da Nossa Fruta Brasil Indústria Alimentícia.
José Roberto Nogueira

Joel Soares
Executivo com mais de 30 anos de experiência no setor sucroenergético, possui Especialização em Gestão Financeira pela FGV, MBA em Gestão Estratégica de Agribusiness pela FGV, com módulo internacional pela Universidade da Califórnia, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV é Contabilista e Administrador de Empresas pela Unitoledo (SP). Ocupou cargos de Gerente Geral e Diretor Regional no grupo João Lyra (AL/MG), Diretor Executivo e CEO na Unialco (SP). É diretor de operações da Jalles Machado desde julho de 2011.
Joel Soares

Joeval de Oliveira Martins
Professor Executivo na FGV-Campinas. Iniciou sua carreira na Motorola na área de vendas de infraestrutura para operadoras celulares da Banda B. Trabalhou na IBM, CPqD da Telebrás, Alcatel, Ericsson, Eriline Engenharia, e Harris antes da Motorola Solutions. Graduado em Matemática pela PUC-Campinas, MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, especialização em Finanças e Marketing pela Wharton School da Universidade da Pensilvânia.
Joeval de Oliveira Martins

José Damico
José Damico tem 23 anos de experiência em tecnologia e é especialista em transformação digital. Em sua primeira empresa desenvolveu tecnologias pioneiras para e-learning e dispositivos de segurança da informação. Durante esse mesmo período foi co-fundador de uma startup de e-procurement ativa até hoje. Posteriormente, iniciou suas atividades na IBM. Foi engenheiro de software, e se destacou com o desenvolvimento da plataforma DB2 para análise de grandes volumes de dados, ainda nesta época foi eleito para o Technology Leadership Council da IBM. Durante 8 anos desenvolveu projetos inovadores, fundou uma startup de sistemas de segurança embarcados em processadores no Vale do Silício, investida pelo Intel Capital. Nos últimos anos, atuou como CIO e P&D em empresas de tecnologia focadas no mercado financeiro do Brasil e Europa. Ele também tem uma forte presença na comunidade internacional de software livre. Na SciCrop, José coordena todos os desenvolvimentos tecnológicos, aplicando o conhecimento de suas pesquisas inovadoras em big data e IOT para a agricultura.
José Damico

José Paulo Molin
Professor Doutor PhD do Departamento de Eng. Agrícola UFPel/Unicamp/Univerisade de Nebrasca. Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas, em 1983, com mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas, em 1991, e PhD em Engenharia Agrícola pela Universidade de Nebrasca, em 1996. Professor da Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq, atua nas áreas de Máquinas e Implementos Agrícolas e a Agricultura de Precisão. Coordenou o Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão desde sua criação em 2004 até 2018; presidiu a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão – CBAP, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde a sua criação em 2012 até 2016 e foi presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão – AsBraAP, da sua fundação até 2020.
José Paulo Molin

José Rodrigues da Costa Neto
Cientista da Computação formado pela Faculdade Unipan (2001), pós-graduado em Marketing Propaganda e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (2006), pós-graduado em Ciências Políticas e Estratégia e Planejamento pela Faculdade Unipan (2007), Membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Analista de Infraestrutura da Coopavel onde trabalha desde 1998 e atual Coordenador do Show Rural Digital.
José Rodrigues da Costa Neto

Leonardo A. Angeli Menegatti
CEO da InCeres. Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, USP, tendo cursado também na Universidade da Califórnia, Campus Davis, em 1999. Mestrado na ESALQ, no departamento de Engenharia Rural com ênfase em Agricultura de Precisão, em 2002. Sua dissertação é referência na área com mais de 1000 citações em trabalhos científicos. Leonardo possui MBA em Marketing pela FGV-Campinas. Após o mestrado, criou uma empresa de Consultoria Agronômica e um laboratório de Análise de Solo e, em 2015, criou a InCeres.
Leonardo A. Angeli Menegatti

Lucas Marcolin
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas/RS, com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela mesma Universidade. Trabalhou na área comercial de multinacionais com sementes e biotecnologia e, além disso, no lançamento e comercialização de soluções digitais. Ingressou na BASF em 2018, como gerente comercial de produtos digitais. Em 2019, assumiu a responsabilidade de comercialização para xarvio digital farming solutions no Brasil. Desde então, lidera comercialmente os produtos de Agricultura Digital oriundos do programa de aceleração de startups AgroStart e, também, xarvio.
Lucas Marcolin

Luciano Jan Loman
Diretor Geral da Metos Brasil
Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, USP, Especialização em Negócios pela St. Paul Business School. Iniciou carreira como consultor focado em S&OP e logo mudou-se para a Áustria onde trabalhou como engenheiro na Pessl Instruments GmbH, por um ano. Em 2013, voltou para o Brasil e fundou a Metos Brasil, subsidiária brasileira da Pessl Instruments, que atualmente opera uma rede de cerca de 2800 estações agrometeorológicas e equipamentos IoT distribuídos por todo o país.
Luciano Jan Loman

Marcos Felipe Scalabrin
Mentor de Startups e Consultor de Tecnologia da ESALQTec. Diretor de Desenvolvimento da startup Agritech SciCrop. 20 anos de como executivo em multinacionais liderando projetos de inovação e transformação digital: Accenture, Embraer, International Paper e Tereos. Alinha sua experiência de negócios com modernas ferramentas de data-science liderando a transformação digital nas operações agrícolas. Graduado em Engenharia de Produção pela Poli/USP, possui Extensão Data Science & Big Data do MIT x Pro e MBA pela FGV/EAESP
Marcos Felipe Scalabrin

Matheus Ferreira
Atua como coordenador de Inovação do Sistema CNA/SENAR e do Instituto CNA, é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa-UFV, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio. Especialista em projetos de desenvolvimento rural, ecossistemas de inovação do Agro e em gestão e monitoramento de custos de produção. No Sistema CNA/SENAR desde 2013, colabora com a consolidação da metodologia de Assistência Técnica e Gerencial, e na estruturação de uma rede nacional de inovação para o Agro. É membro de Conselhos de Administração de diversas Regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
Matheus Ferreira

Luiz Francisco T. Perrone
ex-Conselheiro da Anatel e atual Conselheiro de Administração da Hispamar Satélite.
Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, com cursos de extensão na França, Holanda e Estados Unidos. Iniciou a carreira profissional na Telefunken do Brasil, São Paulo, e na Rhode und Schwarz, Munique, Alemanha). Atualmente é membro do Conselho de Administração da Hispamar Satélites. De 2012 a 2018, exerceu a função de Consultor-Sênior do Grupo Oi. Exerceu funções técnicas no Departamento Nacional de Telecomunicações e trabalhou na Embratel desde 1968, onde exerceu diversos cargos de gerência até o cargo de Diretor de Serviços e Presidente Substituto, de 1995 a 1997. Ocupou cargos de diretoria na Intelsat, em Washington, Estados Unidos, 1984 a 1995. Foi Vice-Presidente da Anatel, 1997 a 2001, e Presidente da Hispamar Satélite, 2002 a 2005. Foi Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Assuntos Regulatórios da Brasil Telecom, 2005 a 2008. Diretor de Assuntos Internacionais da OI, 2009 a 2012, ocupou também posições de gestão em subsidiárias do Grupo Oi, no Brasil e no exterior. Participou da Diretoria de associações do setor de Telecomunicações como Abrasat, Telebrasil e Abrafix. Colaborou com o curso de regulação de telecomunicações da Law School da American University, Washington, Estados Unidos. Áreas de atuação nas atividades atuais de consultoria: regulamentação de telecomunicações; avaliação de negócios de empresas de telecomunicações; coaching e aconselhamento na criação e desenvolvimento de empresas e negócios de telecomunicações.
Luiz Francisco T. Perrone

Marcos Nascimbem Ferraz
Gerente Comercial da Smart Agri. Com 13 anos de experiência na área de Agricultura de Precisão, trabalhou durante 6 anos com projetos de eletrônica embarcada para máquinas agrícolas. Sócio fundador das empresas Smart Agri e Smart Sensing Brasil,é responsável por diversos projetos que visam o melhor gerenciamento dos recursos agrícolas com uso de tecnologia.Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Engenharia de Biossistemas pela ESALQ/USP.
Marcos Nascimbem Ferraz

Mariana Vianna
Mariana ajudou a criar a FieldPRO. Formada em jornalismo, trabalhou no marketing de empresas privadas e agências de publicidade. Foi diretora de comunicação por dois anos da Associação dos Jovens Empreendedores e Empresários de Goiânia. Iniciou na área de tecnologia após trabalhar na Secretaria de Ciência e Tecnologia de Goiás. Desde então passou por algumas startups, até a chegada da FieldPRO, conduzindo a estruturação da empresa.
Mariana Vianna

Marilucia Dalfert
Especialista em crédito rural, Marilucia Dalfert é formada em Ciências Contábeis, com Especialização em Controladoria pela UFRGS, MBA Marketing pela FGV. Tem mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, com forte atuação nas áreas de Crédito. Marilucia iniciou a sua carreira no Banco Cooperativo Sicredi em 2006 e atualmente é Gerente de Crédito Rural.
Marilucia Dalfert

Pedro Noce
Gerente de Inovação e Head de Inovação da Raízen. Mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação, com mais de dez anos em posições de lideranças, buscando alinhar e direcionar os recursos de TI aos objetivos estratégicos da organização, considerando sua cultura organizacional e seus processos de negócio. Vivência nos segmentos de Telecom, Educação, Mineração, Bens de Consumo, Varejo, Engenharia e Construção. Atualmente exerce a função de gerente de inovação digital da Raízen e Head de Inovação sendo responsável pelo Pulse, Hub de inovação com foco no Agronegócio.
Pedro Noce

Osmar Bambini
Co-Founder & Head de Inovação
Mais de 25 anos de experiência em projetos de inovação com grandes empresas do setor privado.
Em 2012 passei a atuar em projetos de energia solar, tecnologias verdes, impacto social e economia circular.
Na Sintecsys lidero projetos de impacto ambiental e inovação aberta atuando com parceiros de tecnologia e orgãos nacionais e internacionais relacionados.
Osmar Bambini

Otávio Celidonio
Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP. É mestre em engenharia de produção pela UFRGS, especialista em gestão estratégica do agronegócio pela FGV, em estatística aplicada pela UFMT e em criação de soluções colaborativas pela Harvard Kennedy School. Trabalhou no IMEA entre 2008 e 2016, ocupando o cargo de superintendente do IMEA, por mais de 5 anos. Entre 2016 e 2020 foi superintendente do Senar-MT. Atualmente é o head do AgriHub Space, uma iniciativa da Famato e LM Ventures.
Otávio Celidonio

Paulo Cabestré
CEO Trópico. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1980. Mestrado em Engenharia Eletrônica pela Netherlands University Foundation – NUFFIC, Holanda, em 1983, MBA/Executive Education pela Universidade de St.Gallen, Suíça, em 1996, MBA/Executive Education pela Harvard Business School – HBS, USA, em 2000. Atualmente é o CEO da Trópico com a missão de reinventá-la e torná-la uma empresa global. Tem atuado por mais de 35 anos em indústrias e instituições de P&D&I, no Brasil, em empresas como Trópico, CPqD, Philips, Elebra. No exterior, atuou por 16 anos em empresas como Ascom, por 12 anos, na Suiça, e na Philips, por quatro anos, na Holanda, desenvolvendo e inserindo no mercado produtos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e Soluções Integradas Wireless de Conectividade Rural para IoT (Internet das Coisas), nos segmentos de Telecom, Agronegócio, Mineração e Logística Ferroviária.
Paulo Cabestré

Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias
Professor Titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da Universidade de São Paulo – IAG/USP.
Graduado em Matemática Aplicada, 1974, pela Universidade de São Paulo, PhD em Ciências Atmosférica na Colorado State University, 1979, Estados Unidos. Professor Titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da Universidade de São Paulo – IAG/USP, onde é docente desde 1975. Ocupou a diretoria do IAG/USP, 2017 a 2021; Diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações – LNCC do MCT, 2007 a 2015. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador visitante em importantes instituições de pesquisa e de operação em Meteorologia nos Estados Unidos como National Centers for Evironmental Prediction e National Center for Atmospheric Research – NCEP/NCAR. Foi pesquisador sênior do INPE e Chefe do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC, 1988 a 1990. Membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, 1993 a 1996 e 2004 a 2007. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia, 1992 a 1994 e Diretor Científico, 2005 a 2007. Coordenador da Área de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados – IEA da USP, 1996 a 2008. Participou de comissões da Organização Meteorológica Mundial da ONU. Áreas de especialização: aspectos teóricos da dinâmica da atmosfera e oceanos, modelagem e previsão numérica de tempo e clima; variabilidade e mudanças climáticas e o impacto ambiental; aplicações da previsão de tempo e clima no setor energético e na agricultura.
Prof. Dr. Pedro Leite da Silva Dias

Moisés Moreira
Conselheiro da Anatel. Exerceu a função de secretário de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Antes de assumir esse cargo, foi também assessor especial do ministro e chefe da Assessoria Parlamentar, no MCTIC. No Governo Federal, também foi assessor especial do ministro das Cidades.
Moisés Moreira

Philippe Aymard
Mestre em Administração de Empresas e Bacharel em Química Industrial, atuou em diversos setores da economia em empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços. Profissional com larga experiência na estruturação e direção de operações da Cadeia de Suprimentos desde as etapas de planejamento até a efetiva implantação e gestão de equipes multifuncionais.
Dedica-se a desenvolver metodologias e ferramentas que visem o aumento da produtividade e a redução dos custos de gestão, particularmente os que envolvem processos e pessoal em atividades de campo.
Philippe Aymard

Renan Salvador
Renan Salvador

Sergio Marcus Barbosa
Gerente executivo da ESALQTec. Realizou em 2005 a estruturação e início da ESALQTec – Incubadora Tecnológica, ocupando até a presente data o cargo de Gerente Executivo, apoiando atualmente 120 projetos de inovação tecnológica na agropecuária. Foi idealizador da campanha “Vale do Piracicaba / Agtech Valley” em 2016, consolidando o ecossistema do município de Piracicaba/SP como uma referência internacional na tecnologia para a agricultura. Entre outras atividades, exerceu o cargo de presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Organiza o tradicional “AgTech Day”, que irá para a sua 8ª. edição em novembro de 2020 e o Prêmio Empreendetec, que em 2019 teve a sua 10ª. Edição, tendo também participação ativa no planejamento da 1ª e 2ª. edição do ESALQSHOW, em 2017 e 2018. Foi dirigente cooperativista entre 2005 e 2011 e atualmente é sócio-diretor de empresa especializada em consultoria, desenvolvendo trabalhos para o Avance Hub (Coplacana), Pecege Go e Algarve Startup Accelerator (ASA – Portugal). Em 2017 foi indicado pela revista Dinheiro Rural como uma das 100 Personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.
Sergio Marcus Barbosa

Renato Bueno
Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Nokia.
Graduado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela UFMG/Brasil. Tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC/Brasil.Atualmente lidera a área de Desenvolvimento de Negócios para o segmento Agro e cliente estratégicos na Nokia Brasil. Antes de ocupar esse cargo, foi Diretor de Marketing para a Nokia Brasil, Managing Partner/Co-founder de uma agência de Marketing Digital e atuou em empresas na área de TI e Software no Brasil, México e outros países da América Latina.
Renato Bueno

Ricardo Matiello
CEO da FarmGO, com formação em Processamento de Dados e posteriormente em Administração de Empresas, possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de soluções de base tecnológica. Juntamente com uma equipe de especialistas, atua diretamente no desenvolvimento de estratégias e na implantação da Transformação Digital em empresas do Agronegócio. Também é Palestrante em eventos (no Brasil e no Exterior) sobre Inovação e Agricultura Digital.
Ricardo Matiello

Silvio Steinmetz
Pesquisador Embrapa Clima Temperado. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, em 1972, mestrado em Agrometeorologia pela Universidade de Nebraska, EUA, em 1977 e doutorado em Ciências da Água e Manejo pela Universidade de Montpellier – USTL, na França, em 1990. Pesquisador da Embrapa desde 1974, atuando inicialmente (1977-1986) no Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão (CNPAF), Goiânia, GO, de 1977 a 1986. Coordenador do Programa Nacional de Pesquisa de Arroz – PNP Arroz, de 1978 a 1981. Foi membro fundador da International Society of Agricultural Meteorology – INSAM, e presidente da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, gestão 2001 a 2003. Desde 1990, desenvolve suas atividades na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Experiência na área de Agronomia com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos temas: Bioclimatologia (Fenologia e exigências térmicas de cultivares de arroz irrigado); Uso de sistemas informatizados baseados em graus-dia (GD Arroz) visando o manejo do arroz irrigado e Zoneamento Agroclimático.
Silvio Steinmetz

Tatiana Fiuza
Sócia da consultoria Vlinder Estratégias para Inovação, que estrutura programas de Inovação Aberta. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo programa UEM. Mestre em Geografia pela UEL com o foco em geografia econômica. Possui conhecimento na área de gestão de negócios nascentes, startups, empreendedorismo e inovação aberta.
Tatiana Fiuza

Uriel Rotta
Sócio Gestor da Stracta Consultoria, estando envolvido em projetos estratégicos que necessitem reestruturar e implementar modelos de negócios e processos decisórios em empresas, produtores rurais, associações e cooperativas. Tem participado de projetos de desenvolvimento organizacional, atratividade de empresas/investidores, fusões e aquisições . Membro de comitês e conselhos de empresas. Colaborador do PENSA e professor da FIA.
Recentemente tornou-se sócio gestor da WBGI , um venture building localizado no Vale do Piracicaba, focado em transformar ideias inovadoras em empresas vencedoras.
Mestre em Administração de empresas pela FECAP, MBA em Finanças Empresariais pela FEA/FIA, Especialização em Administração de Empresas pela FGV-SP e Engenheiro Agrônomo pela ESALQ. Atuou como executivo em diversas Instituições Financeiras no período de 1980 a 2000 e tornou-se empreendedor a partir de 2001.
Uriel Rotta

Valéria Duarte
Gerente de Produtos de Satélites da Embratel. É formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui MBA em Gerenciamento de Projetos e em Marketing de Serviços pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui mais de 15 anos de experiência em projetos de telecomunicações via satélite. Na Embratel, há 10 anos gerencia o portfólio de serviços VSAT.
Valéria Duarte
14 de Setembro
O presente e o futuro do agro serão suportados pelas TICs, diz Mapa
Capacitação de profissionais para o processo de transformação digital no campo preocupa executivos
TIM: conexão no campo tem de ir além da porteira
Para executivo da operadora, crescimento da conectividade rural será baseado nos 700 MHz graças aos ganhos de escala obtidos com oferta de serviço compatível com o celular, e que aplicações em 250 MHz são muito restritas
Para a Vivo, uso do FUST na rede móvel pode acelerar digitalização do campo
Executivo da operadora defende manutenção do FUST e nova destinação. Afirmou ainda que satélites LEO são ainda uma incógnita quanto à viabilidade.
Para a Ericsson, tecnologia terrestre ganha na mobilidade e custo para uso no campo
Falta de mobilidade e custo deixam uso da tecnologia satelital em desvantagem à tecnologia terrestre, avalia Paulo Bernardocki, da Ericsson.
Huawei mostra benefícios do 5G para o campo
“A agricultura de precisão vai ganhar mais ferramentas, que reduzirão custos e aumentarão a produtividade”, diz diretor da fabricante
Médios e pequenos produtores rurais no foco da Claro
Para Eduardo Polidoro, diretor de Negócios de IoT da operadora, as cooperativas têm papel fundamental para a adoção de novas tecnologias pelos pequenos produtores.
15 de Setembro
Geração Z transformará a agricultura digital, diz Coplacana
A geração com menos de 23 anos, nativa digital, já começa a influenciar na implementação de novas tecnologias no agrobusiness, disse Fábio Salvaia, da Coplacana, no AGROTic 2020.
Mais de 60% dos produtores rurais acessam a internet para gestão da propriedade, apura pesquisa
Segundo Joaci Medeiros, da CNA, o país tem no, entanto, 195,7 milhões de hectares – ou equivalente à área de sete países da Europa – totalmente “off line”, ou desconectada.
Vivo já oferece serviços para além da conexão no campo
A operadora acaba de lançar dois produtos para serem usados pelo agricultor nas redes 4G: um para o monitoramento do clima e outro para ser usado em tratores.
Viasat amplia presença no país e chega também ao pequeno agricultor
Com ao lançamento de hoje, 15, a operadora chega a 21 estados e Distrito Federal. Segundo o diretor comercial, Bruno Henriques, de cada 10 clientes que a empresa conquista, nove estão localizados em cidades com menos de 150 mil habitantes.
Banda larga via satélite não sofre com a chuva, como a TV, afirmam especialistas
Debatedores no Agrotic sobre conectividade na zona rural desconstroem a ideia de que esses serviços ficam instáveis durante chuvas.
Lançamento do satélite Star One D2 será em 2021, anuncia a Embratel
Para a gerente Valéria Duarte, novo equipamento vai complementar a cobertura dos serviços para atender os produtores interessados em colocar seus negócios na era digital
16 de Setembro
ISPs podem atender melhor ao agronegócio, defende CEO da Interjato
Erich Rodrigues entende também que as redes neutras podem ampliar a atuação dos provedores regionais
Primeiro passo para a 5G é implantar a 4G no campo, diz Ericsson
Na avaliação de Paulo Bernardocki, diretor de Soluções e Tecnologia para a Ericsson Latam South, a conexão é o primeiro passo para a transformação digital da agropecuária brasileira, seguida pela automação dos métodos de trabalho e novo do modelo de negócios que virá com a 5G.
ConectarAgro: conectividade no campo precisa de espectro em caráter primário
Para a associação, não apenas as máquinas precisam de conectividade para incremento da produção, mas também o uso humano do celular aumenta a eficiência das fazendas
Abrint diz que fatiamento da faixa do WiFi 6E atrasará a conectividade
Basílio Perez afirma que o espectro não licenciado pode ser destinado no futuro para atender necessidades do agronegócio, para serviços outdoor, como ocorreu recentemente nos Estados Unidos.
Huawei tem soluções para ISPs no atendimento rural
Segundo Bruno Zitnick, a empresa tem várias soluções para o agronegócio,incluindo cloud e inteligência artificial.
Plano da Trópico é cobrir o deserto digital brasileiro
Fabricante aposta no uso secundário da frequência de 250 MHz para a oferta de soluções nos rincões do país, onde nenhuma operadora chega.
Bayer aposta em seu próprio hub de inovação em São Paulo
Empresa vai trazer para o país o Lifehub, uma iniciativa global das unidades da multinacional
Grupo Jalles Machado terá Plano Diretor de Tecnologia
Com cobertura quase total em suas duas unidades, a companhia da área sucroalcooleira contratou empresa para fazer um balanço dos ativos de suas soluções tecnológicas
CCAB Agro quer ser a ponte entre produtores e startups
Tendo como acionista as cooperativas agrícolas, empresa acredita que ainda há muitas oportunidades para inovação
Conselheiro da Anatel enxerga dificuldades para mercado secundário
Para Moisés Moreira, da agência reguladora, falta de clareza para apontar qual é o melhor modelo para cada segmento da economia
17 de Setembro
Fontes de financiamento para tecnologia no agro podem ser inovadoras
Líder dos ruralistas no Congresso, deputado Alceu Moreira sugere novos modelos, como condomínios com capital aberto para investidores
Startups mostram soluções criativas para o campo no Agrotic
Plataformas permitem reduções de custos na gestão, na aplicação de defensivos, na prevenção de incêndios e, de quebra, relatórios que garantem a obtenção de crédito de carbono
Mercado agro também desconhece a Lei do Bem, diz KPMG
Giovana Araújo, sócia-líder de Agronegócio da consultoria diz que apenas 6% das empresas que poderiam se beneficiar dos incentivos têm conhecimento da regulamentação
Sofisticação das ferramentas de agro exige capacitação e foco para conquistar o produtor
Para especialistas, a digitalização do campo vai exigir uma mudança cultural importante principalmente dos pequenos e médios produtores
18 de Setembro
Brisanet: telecom pode usar 600 MHz em áreas sem radiodifusão
A Brisanet ressalta que apoia a iniciativa da Anatel de destinação da faixa de 600 MHz em caráter secundário para os serviços de telecomunicações.
TIM irá oferecer soluções de agricultura digital em parceria com Agrosmart
Por meio da parceria, a operadora inclui em seu portfólio soluções de agricultura digital para monitoramento da produção agrícola
Soluções fechadas para agricultura 4.0 não terão espaço no futuro
Para Luciano Loman, diretor geral da Metos Brasil, parcerias alimentam esse mercado e ajudam na evolução do setor
InCeres prevê 10 anos para o país começar a massificar a digitalização no agro
Considerada um dos unicórnios entre as startups brasileiras, empresa monitora o solo em 3,5 milhões de hectares distribuídos em 18 estados
Metereologia precisa do INPE ativo e forte, diz Climatempo
Empresa finaliza a atualização de plataforma que prevê o uso de Inteligência Artificial para dar mais assertividade para as previsões.
Startup vê liderança do Brasil na produção de soluções para o campo
No Agrotic 2020, empreendedores mostraram produtos de primeira linha no monitoramento e gestão inteligente das lavouras

COMERCIAL
comercial@momentoeditorial.com.br
(11) 3124-7444