19° Wireless Mundi – 16 de Maio

Programação Inscrição Palestrantes

Barra-topo-WM


Barra-programa-WM

8h | 9h – Credenciamento e Café de Boas Vindas

9h | 9h40 – Abertura

Maximiliano Martinhão | Secretário de Politica de Informática do MCTIC
A política do país para IoT

9h30 | 9h40 – Debate com a plateia

9h40 | 11h10 – Painel 1
Em que áreas a IoT pode melhorar os serviços públicos?
O transporte da inteligência para as coisas, por meio da conectividade, permite que uma série de aplicações possam ser desenvolvidas, com a oferta de novos serviços na área pública, com redução de custos, ganhos de escala de eficiência. Onde a IoT  pode ser aplicada de forma eficiente? Quais são as boas experiências internacionais e nacionais?

Palestrantes

*José Paulo de Oliveira | Diretor de Setor Público da Cisco Brasil
*Oren Pinsky | Diretor de Novos Negócios da Qualcomm
*Vinícius Garcia de Oliveira |
Coordenador do Estudo em IOT no CPqD
Representante da Huawei

11h | 11h10 – Debate com a plateia

11h10 | 11h50 – Case Cidade Digital de Rio Grande (RS)
Marcos Mazoni | Secretário de Desenvolvimento e Inovação do Rio Grande ( RS)

11h50 | 12h10 – Intervalo para o Café

12h10 | 13h40 – Palestras Técnicas

13h40 | 14h50 – Almoço

14h50 | 16h40 – Painel 2
As plataformas de Big Data: como contratar
Com o aumento contínuo da massa de dados a serem administrados, processo que só tende a se acelerar com o advento da Internet das Coisas, prefeituras e estados têm que considerar seriamente a adoção das plataformas de Big Data. Com contratar o serviço, que cuidados tomar, como se dá a precificação, como é a interação entre Big Data, nuvem e IoT?

*Adriano Amaral | Evangelista de Opendata e Bigdata da Oracle
*Luiz Malere | Consultor de Pré-Vendas do SAS
*Silvana de Matos | Diretora da Plataforma Tridigito da Reglare
Representante do Serpro
Representate da  Dell EMC Brasil

16h30 | 16h40 – Debate com a plateia

16h40 | 17h20 – Plataforma Cidadania Digital e integração dos serviços
*Marcelo Pagotti | Secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão

17h20 – Sorteio de cursos EAD de TICs do Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações

* Palestrantes confirmados

 



 

 

Barra-palestrante-WM

Adriano-AmaralAdriano Amaral – Evangelista de Opendata e Bigdata, mestre em Engenharia pela Universidade de Brasilia, com 18 anos de experiência em diversas áreas passando por tecnologia, marketing, produtos, vendas e inovação. Atualmente é responsável pela divisão de Big Data da Oracle para Governo e Setor Público no Brasil e membro da organização internacional Opendata Institute – ODI em Brasilia. Larga experiência internacional tendo desenvolvido projetos na Asia, Europa e Estados Unidos. Dedica boa parte do tempo para entender o potencial dos dados e seu impacto no dia-a-dia das pessoas e sociedade.

 

Jose-Paulo-de-Oliveira
José Paulo de Oliveira –
Diretor de Setor Público da Cisco. Ele está na empresa há 17 anos e atua há 25 anos no mercado de tecnologia. Recentemente, esteve a frente de importantes projetos da Cisco em Smart Grid e mineração. O executivo também foi responsável pela área de Energia e Petróleo para a América Latina. Antes da Cisco, trabalhou na IBM e GAP Sistemas. Ele é formado em engenharia eletrônica, com MBA em Gestão pela IAG-PUC-RJ.

 

Marcelo-Pagotti
Marcelo Pagotti – É secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Atua há mais de 20 anos na área de TI do governo federal, mais especificamente no Banco do Brasil, órgão em que é servidor de carreira. Formado em Tecnologia da Informação com MBA pela UFRGS.

 

 

Maximiliano-Martinhao-Secretario-de-Telecomunicacoes-do-Ministerio-das-Comunicacoes-02Maximiliano Martinhão – Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações desde junho de 2011. Exerceu, antes de chegar ao Ministério, o cargo de Gerente Geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Anatel. Foi engenheiro de Planejamento do Sistema Telebras. É Engenheiro de Telecomunicações formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), mestre em Gerência de Telecomunicações pela Universidade de Strathclyde do Reino Unido. Advogado formado pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

 

Oren-Pinsky1Oren Pinsky – Diretor da Qualcomm América Latina, onde lidera o esforço para transformar as áreas de saúde e educação. É responsável pela definição da estratégia e construção de parcerias com players do setor, para torná-los mais eficientes e eficazes através do uso de tecnologia de computação móvel. Trabalhou na Phillips, onde liderou a aquisição de empresas de dispositivos médicos no Brasil, e na McKinsey. É formado pela Escola de Engenharia Mauá, possui um MBA pela Universidade de Columbia em Nova York e fez pós-graduação em Tecnologias Exponenciais e Estudos do Futuro na Singularity University em Mountain View/CA.

 

Vinicius-Garcia-de-OliveiraVinícius Garcia de Oliveira – Líder de tecnologia do estudo nacional em IoT coordenado pelo BNDES e MCTIC. No CPqD coordenou diversos projetos de P&D na área de redes de telecomunicações. Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP) e MBA executivo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC).