31 de MARÇO e 1 de ABRIL – NORDESTE Feira de Negócios e Congresso
Nos dias 31 de março e 1º de abril será realizado em Recife, Pernambuco, o Primeiro INOVAtic do ano, evento já consolidado no mercado e que reúne os formuladores de políticas públicas estaduais e os mais importantes players do mercado de banda larga brasileiro.

O INOVAtic terá Feira de Negócios virtual e presencial. Os stands virtuais estarão apresentando os produtos, serviços e últimos lançamentos da empresa. Os espaços presenciais serão dedicados ao networking do patrocinador e ao público presente no evento.

No Congresso, os formuladores de Políticas Públicas sobre Inovação da Região Nordeste estarão apresentando suas estratégias e políticas para a expansão da banda larga. Haverá ainda o debate sobre as questões regulatórias que precisarão ser implementadas para apoiar o fortalecimento dos ISPs da região e os movimentos de M&A, além das estratégias das novas redes neutras e compartilhadas.

 

5, 6 e 7 de JULHO – SUL Feira de Negócios e Congresso
O INOVAtic volta a ser realizado em julho, voltado para dar voz e vez aos provedores regionais de banda larga fixa da Região Sul do país e de fronteira.

Nesse evento, o congresso irá tratar do avanço das operadoras com backbones corporativos, as estratégias das empresas que compraram frequências no leilão do 5G e os movimentos de M&A que ocorrem na região. Será travado ainda o debate sobre a articulação latino-americana para o surgimento de ISPs na região.

A Feira de Negócios será promovida nos stands virtuais, que estarão reunindo o que há de melhor e mais adequado para os ISPs locais.

 

21, 22 e 23 de SETEMBRO – SUDESTE Feira de Negócios e Congresso
A terceira edição do ano do evento voltado para o segmento dos provedores regionais de internet estará direcionada aos principais operadores da Região Sudeste do país.

Além de debater as principais questões da pauta regulatória setorial – entre elas, a consolidação do novo Plano Geral de Metas de Competição, que afetará diretamente os ISPs –, irá tratar também das decisões sobre a implementação da LGPD pela ANPD e das novas oportunidades de receitas com a “gameficação”.

 


11, 12 e 13 de MAIO – AS TECNOLOGIAS PARA A PRODUTIVIDADE E A CONECTIVIDADE NO CAMPO

Congresso voltado para a Inovação e Conectividade no Campo realizado em parceria com a Esalqtec, terá três eixos de debates em 2022: as tecnologias sem fio (4G, 5G e satelital), as TICs no apoio à logística e a formação de mão-de-obra digital para o agrobusiness.

Após o congresso, será lançado o e-book Campo Digital, que já se consolidou com sua série de reportagens de edições passadas que traduzem o estado da arte da conectividade e tecnologias digitais para o fortalecimento e avanço da produção agropecuária brasileira.

 


25, 26 e 27 de MAIO
O Open Banking chegou à terceira fase, ao mesmo tempo em que os juros voltam à casa dos dois dígitos. A realidade macroeconômica impõe que novos stakeholders e os agentes financeiros sejam mais criativos na oferta de crédito, seguros e planos de previdência.

O congresso irá trazer ainda as inovações das operadoras de telecomunicações para o segmento do microcrédito e antecipar o debate sobre as regras ESG estabelecidas pelo Banco Central e que passarão a valer no segundo semestre do ano.

 

23, 24 e 25 de NOVEMBRO
As iniciativas TICs para apoiar as fintechs na proteção dos dados de seus clientes e do ecossistema financeiro, as opções dos fundos de Venture Capital para o financiamento de startups e as medidas regulatórias do Banco Central, como reflexo do resultado das eleições gerais brasileiras, são alguns dos temas da segunda edição do congresso virtual do ano.

 


20 e 21 de JUNHO – Cidades Inteligentes
A falta de segurança das cidades brasileiras continua a ser um dos fatores de maior preocupação de seus habitantes. Segurança predial é também um dos itens recorrentes nas pesquisas realizadas. Há ainda os problemas do congestionamento nas avenidas das grandes cidades e a alta lotação no transporte público. Alterações legais promovidas na iluminação pública e os serviços digitais que poderão ser oferecidos. Os birôs de estatais de informática também têm avançado na busca de soluções para os cidadãos de seus estados.

Esses são alguns dos temas do Congresso Wireless Mundi, que reúne gestores municipais e fornecedores de soluções e tecnologias para melhorar a vida nas cidades brasileiras.

O Wireless Mundi Cidades Inteligentes terá um e-book após a realização do congresso com uma abordagem sobre as práticas para melhorar a vida urbana.

 


4 e 5 de AGOSTO – SOLUÇÕES EDTECHS E ESCOLAS PÚBLICAS
Os resultados da educação brasileira continuam mostrando o grande fosso que existe na formação de nossa sociedade. Enquanto as escolas públicas padecem de falta de material, computadores e conectividade, as escolas privadas passam por grande movimento de fusões e aquisições e expansão de diferentes tecnologias educacionais.

O congresso irá reunir os principais especialistas educacionais, fornecedores de tecnologias e formuladores de políticas públicas para debater as questões referentes ao desafio da conectividade, as boas práticas de tecnologia na educação e as novas metodologias para as novas tecnologias.

 


25 e 26 de AGOSTO – IoT E REDES PRIVATIVAS

IoT e Redes Privativas – Em sua segunda edição, esse congresso reúne operadoras de telecomunicações, fornecedores de soluções e tecnologias e as empresas usuárias dos mais importantes segmentos econômicos de infraestrutura – mineração, logística, petróleo e gás, entre outros – para ampliar o debate sobre a Internet das Coisas e as opções entre as redes públicas e privadas, a partir do avanço da LTE e da 5G.

 


5 de DEZEMBRO
LANÇAMENTO ANUÁRIO TELE.SÍNTESE INOVAÇÃO EM COMUNICAÇÕES

 


FEVEREIRO
Adaptação dos contratos de concessão para o Regime Privado.
A consultoria contratada pela Anatel para propor uma metodologia de cálculo sobre a migração dos contratos de concessão deverá concluir os estudos. Essa Live buscará debater as premissas adotadas para a adaptação dos contratos


ABRIL
Regulação conjunta de uso dos postes. Avanços?
A agenda regulatória da Anatel prevê a aprovação final do novo regulamento para o primeiro semestre de 2022. Em ano eleitoral, haverá chance para esse debate avançar?

A nova numeração. Impactos?
A Anatel lançou em 2021 a consulta pública para a nova regulação de Numeração. Essa Live irá avaliar as regras finais e seus impactos para o mercado.


MAIO
A agenda setorial para os presidenciáveis
Essa série de Lives (pelo menos duas) irá reunir diferentes agentes do mercado de telecomunicações e tecnologia digital (operadores, indústria de hardware e de software, associações de classe, tecnologias nacionais e estrangeiras) para apresentar a agenda setorial aos novos governos.


JUNHO
O início do 5G
As metas de cobertura do 5G SA estarão atendidas no final do mês pelas grandes operadoras. Suas arquiteturas de rede e serviços. A questão das antenas.

O início do 5G
Como os ISPs estão avaliando o início da oferta da tecnologia.

 

JULHO
Os desafios da LGPD.
Como estão sendo enfrentados. Serão convidados advogados, dirigentes de empresas e da ANPD para uma avaliação sobre os impactos da lei para os prestadores de serviços de conectividade.

Os mercados relevantes e o PGMC
A revisão do PGMC indica a possiblidade de criação de novos mercados relevantes. Entre eles, o do acesso ao espectro.
Essa Live tratará dessa questão.


AGOSTO
As novas taxas de telecom
Anatel propõe novas formas de cobrança das taxas de telecom. A consulta pública deverá ter sido concluída.

Reforma tributária: telecom e internet
Os países do G20 aprovaram a taxação de 15% sobre os lucros das multinacionais, com objetivo de reduzir a evasão para paraísos fiscais. Avaliação dessa medida e do debate sobre a reforma tributária.

A pirataria e o contrabando.
Planos e ações de combate – Anatel, Polícia Federal e Ancine ampliam ações de combate a equipamentos piratas de TV e de redes de telecom, mas está-se “enxugando gelo?”. Uma avaliação.