

Os resultados da educação brasileira continuam mostrando o grande fosso que existe na formação de nossa sociedade. Enquanto as escolas públicas padecem de falta de material, computadores e conectividade, as escolas privadas passam por grande movimento de fusões e aquisições e expansão de diferentes tecnologias educacionais.
O congresso irá reunir os principais especialistas educacionais, fornecedores de tecnologias e formuladores de políticas públicas para debater as questões referentes ao desafio da conectividade, as boas práticas de tecnologia na educação e as novas metodologias para as novas tecnologias.
PROGRAMA
9h | 10h30 – PAINEL 1: Nova era da Educação: como podemos conectar escolas e estudantes de todo o Brasil
Estamos diante de uma nova Era da Educação. O contexto da pandemia da Covid-19 evidenciou, para além da desigualdade social e educacional, a assimetria de conectividade no país. Esse tema ganhou caráter urgente e prioritário para a sociedade e, em especial, para a Educação. Sem sombra de dúvida, priorizar a educação hoje requer garantir que a conectividade chegue a escolas, professores e estudantes onde quer que estejam.
Representante da Anatel
Representante da Conexis Brasil Digital
Representante da Datora Telecomunicações
Representante da Fundação Lemann
Representante da Geekie
10h30 | 10h50 – Key Note Speaker
10h50 | 12h20 – PAINEL 2: Uso de tecnologias nas redes públicas: o papel das secretarias de educação. Projetos de Transformação Social
Educação de qualidade, nos tempos atuais, exige acessibilidade, conectividade e disponibilidade de ferramentas digitais, para escolas, estudantes e professores. Não se pode ignorar a demanda por utilização de ferramentas de tecnologia de informação e comunicação que, embora amplamente disponíveis, são desigualmente acessíveis ou mesmo inacessíveis. A infraestrutura tecnológica de acesso à internet é apenas um dos elementos da transformação da Educação. Outro desafio, é ter os equipamentos adequados, tais como computadores dentro e fora da escola e conteúdos educacionais acessíveis.
Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Deputada (DEM-TO)
Representante do UNICEF no Brasil
14h20 | 14h40 – Key Note Speaker
14h40 | 15h50 – PAINEL 3: Tecnologias na Educação: políticas públicas para viabilizar o ensino
O debate sobre o uso da tecnologia na educação e a importância da conexão de escolas, estudantes e professores está longe de se esgotar. Pelo contrário. Estamos apenas começando a discutir esses assuntos e, para isso, é importante a elaboração de políticas públicas que resultem na produção de material didático de qualidade, que se apropriem de todas as possibilidades que as tecnologias digitais oferecem.
Representante do Banco Mundial
Representante do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro
Representante do CEIPE – Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais
15h50 | 16h10 – Key Note Speaker
16h10 | 17h10 – Painel 4: Desafios na gestão para que a escola acompanhe o mesmo ritmo de inovação dos últimos anos
O desafio na gestão pública é fazer com que a escola acompanhe o mesmo ritmo de inovação o qual os estudantes passaram a ter acesso nos últimos anos. Mais de 54 milhões de estudantes em todo o Brasil foram retirados das salas de aula, enquanto se buscava soluções digitais que permitisse a continuidade do ensino.
Representante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
Representante da Brasscom
Representante do MEC
Representante do NIC.br
9h | 10h30 – PAINEL 5: Implementação do novo ensino médio no Brasil
Neste ano iniciou a implementação do novo Ensino Médio no Brasil. A lei foi sancionada em 2017 e o novo formato estabelece maior integração e flexibilidade curricular e a oferta de itinerários formativos. Os novos currículos preveem a oferta de itinerários formativos organizados por áreas de conhecimento, divididos em: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há, ainda, a formação técnica e profissional. Dessa forma, os alunos poderão optar por uma carreira profissional durante os três anos do Ensino Médio, a partir da escolha do curso. A expectativa é que a nova configuração esteja funcionando 100% até 2024.
Representante da CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira
Representante da Fundação Telefônica Vivo
Representante do Instituto Claro
10h30 | 10h50 – Key Note Speaker
10h50 | 12h20 – PAINEL 6: Movimentos de fusão e aquisição: o presente e o futuro das EdTechs brasileiras
As EdTechs estão criando alternativas tecnológicas para se lidar com os desafios da educação brasileira, como falta de estrutura física, professores despreparados e sistemas arcaicos. E, assim como em outros segmentos com a forte presença de start ups, no segmento de Educação, também há um forte movimento de M&A.
Representante da Quero Educação
Represenante da Udemy no Brasil
Representante do UOL EdTech
Representante do Veduca
14h20 | 14h40 – Key Note Speaker
14h40 | 15h40 – PAINEL 7: EdTechs: os avanços da tecnologia na educação
A educação começou a se transformar no período da Revolução Industrial, quando surgiu fundamento de capacitar mão-de-obra como força de trabalho. Hoje, a educação, além de ter como objetivo a empregabilidade, é totalmente interativa, social. Abordar a digitalização da educação no Brasil é também falar de oportunidade para pessoas que não têm acesso à educação. O futuro das EdTechs é usar a tecnologia para criar experiência ao usuário. É usar a tecnologia para criar experiência de aprendizagem digital que seja mais adaptativa, completa e inclusiva.
Especialista em Gestão de Conhecimento e Tecnologias Educacionais
Representante da EdTech Direcional Escolas
Representante da KPMG no Brasil
Representante da Tim Brasil
15h40 | 16h – Key Note Speaker
16h | 17h – PAINEL 8: FinTech: democratizando a educação
Não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando os serviços bancários, mas nada se compara ao que vem acontecendo nos últimos anos: de acordo com dados do Distrito Fintech Report 2020, o número de fintechs apresentou um crescimento de 34% no Brasil em relação ao ano anterior. Um dos motivos é a adesão dos clientes de classe C e D. O que essas empresas têm feito para democratizar o acesso à educação.
Representante da ABFintechs
Representante do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento
Representante da MOVA
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